Seguidores

quinta-feira, 9 de abril de 2020

FURTO DE GADO NA REGIÃO DO NAVIO.


O sexto confronto armado, entre Virgolino e Zé Saturnino!

Em razão do comportamento estouvardo de Virgolino e de seus irmãos, João Novaes ordenou que a família Ferreira deixasse a fazenda Poço do Negro em Nazaré. Os Ferreiras, cientes de que não poderiam mais ficar naquela comunidade, foram pousar na freguesia de Mata Grande, no estado de Alagoas. A mudança da família Ferreira para o estado de Alagoas deixou Zé Saturnino aliviado, uma vez que, pelas noticias, estariam muito bem, comercializando com cereais com o apoio do coronel Ulisses Luna.


Zé Saturnino, Nogueira e Nazarenos chegaram até a pensar que estavam livres para sempre de Virgolino Ferreira e de seus irmãos. Foi puro engano. O ano de 1919 foi um ano de muita seca, pouco choveu na região do Pajeú. As pastagens ficaram escassas, no município de Vila Bela, obrigando José Saturnino e os Nogueira a conduzirem parte dos seus rebanhos para onde houvesse pastos suficiente para alimentá-la.

Foi só Zé Saturnino levar o seu rebanho para pastar na região do Navio que Virgolino e seus irmãos surpreenderam a todos, roubando-o em trinta cabeça de gado. Quando Zé Saturnino soube do ocorrido, não perdeu tempo: reuniu vários homens de confiança e saíram em perseguição aos facínoras. No pé do Serrote do Olho D'agua, deu de frente com Virgolino e os seus guarda-costas. Zé Peba, que vinha puxando à frente dos animais, foi alvejado à queima-roupa com dois tiros, um de Badoque e outro de Manuel Jardim, morrendo ali mesmo, na hora. O tiroteio foi intenso e os irmãos Ferreiras mais uma vez escaparam ilesos - correram caatinga adentro e Zé Saturnino e seus companheiros os perderam de vista.

Virgolino tinha o poder de evaporar-se num piscar de olhos, mas todo rebanho de José Saturnino foi recuperado. Quando o coronel Ângelo da Jia soube do acontecido, mandou um bilhete para o seu amigo coronel Ulisses Luna, relatando o fato envolvendo os filhos de José Ferreira. Quando o coronel leu o bilhete enviado pelo amigo Ângelo da Jia, foi a fazenda Engenho Velho, reuniu-se com todos os membros da família Ferreira, leu o bilhete do coronel Ângelo da Jia e disse: "vocês ouviram o que mandou dizer-me o coronel? Em razão disso peço que procurem outro lugar para moradia. Os meninos (referindo-se a Virgolino e aos irmãos) não poderão mais ficar aqui em minha fazenda, nem mais por um dia." Esse foi o Sexto confronto armado, entre Virgolino e Zé Saturnino.

Fonte: PEGADAS de um SERTANEJO - Vida e memórias de José Saturnino
De: Antônio Neto e José Alves Sobrinho


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário