Seguidores

quinta-feira, 7 de maio de 2020

AGRADÁVEL LEMBRANÇA DOS AMIGOS E DAS LIVRARIAS DO NORDESTE


Por Luiz Serra 

A situação das livrarias não está nem no plano do razoável no Brasil, mas, nos anos 2017 e 2018, foi me expressivo o cartel de vendas de nosso modesto ensaio O Sertão Anárquico de Lampião. A recordar a Livraria Saraiva, do excelente Midway Shopping de Natal, que em três meses o gentil gerente Ednardo nos avisou da vendagem superior a 200 exemplares. Noutra parte a ressaltar os períodos ditosos nas livrarias da Praça de Casa Forte de Recife e Leitura do Natal Shopping, entre outros circuitos de cultura valorosos para superar estes tempos bicudos.

O conteúdo do livro traz interesse do torrão nordestino, em especial o sofrido e cultural sertão das penitências e provações de uma gente guerreira, dizendo daqueles tempos da República Velha (até 1930). O temário de história oral e documental envolvendo em boa parte a questão política explosiva dos tempos iniciais da República, o escapismo religioso dos beatos que acolhiam a todos, as guerras localizadas, na Paraíba e no Ceará, a passagem da Coluna Prestes conturbada pelo Nordeste, e o fenômeno do cangaço, o western brasileiro, com seus pistoleiros redentores, que sobreviviam nos saques para manter a instituição da morte que virou lenda cultural perene.


Nesse aspecto, depois de anos esfalfando documentos me apresentados por um professor quase centenário, José de Andrade Nóbrega de Princesa, Paraíba, sobrinho do lendário coronel José Pereira, e entrevistas com personagens ligados as histórias de Capela, Sergipe, e Juazeiro do Padre Cícero, que muito contribuíram para tornar efetivado o compêndio. O prof.-dr. Hugo Studart pelo introito, autor do livro festejado Borboletas & Lobisomens, indicado ao Jabuti, que aborda o recente conflito político do alto Araguaia. A Maurício de Mello Júnior, alagoano, escritor e crítico ímpar, pela cordial e expressiva resenha de capa. A editora Maria Clara Arreguy Maia, que concebeu a obra, gestora da Outubro Edições.

Enfim nesses mais de 2 mil exemplares, há seis meses concebemos a 2ª edição, com alguma ampliação e várias corrigendas alertadas por leitores, como imperdoáveis equívocos de locais e datas, Crateús em lugar de Crato, por exemplo. Mas já emendadas. A 2ª edição está sendo distribuída pelo amigo das artes, Ivo Donayre, idealizador e gestor da PoloBooks Portal de São Paulo, que congrega excelente e laureado produto gráfico, a PoloPrinter.

Aos gentilíssimos amigos incentivadores como João de Sousa Lima, autor de prodigiosas obras, como Maria Bonita, Rainha do Cangaço, Moreno e Durvinha, e mais exímias pesquisas, fruto de um labor e exame de época com ex-cangaceiros, notável. O paladino da história e da cultura sertaneja, dr. Manoel Severo, curador do essencial Cariri Cangaço, com um naipe de conselheiros e escritores de domínio cultural da arraigada história de Lampião, o próprio e seus soldados e capitães da caatinga ardente. A Casa de Câmara Cascudo, em Natal, nosso mestre da nacionalidade, tão bem conduzido pela neta a historiadora Daliana Cascudo. O notável tribuno histórico-cultural nordestino escritor prof. Honório de Medeiros, minha gratidão pela prédica no recinto cascudiano quando do lançamento na capital potiguar.A Nelson Freire, ilustre escritor, artista, político potiguar, que nos entrevistou no seu festejado talk-show Ponto de Vista da Band Natal. A elencar tantos admiráveis amigos do sagrado solo nordestino, orgulho para quem se sente brasileiro em virtudes e reconhecimentos.

Mesmo para a arte nestes tempos reclusos, boa oportunidade para os amigos escritores trazerem a lume as suas criações, de minha parte, espero concluir um desafio que tentarei somar uma nova abordagem para a guerra do fim do mundo, de Canudos, a partir de documentação do Arquivo do Exército e textos da própria lavra do Santo Antônio Conselheiro da comuna do Belo Monte. A ver e agradecer pelos nobres amigos que nos acolheram e permanecem na elevada estima.

Foto: Livraria Saraiva, Midway Mall Shopping


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário