Seguidores

sábado, 13 de junho de 2020

QUEM TEM UMA PELÍCULA DO FILME DE LAMPIÃO FEITA PELO BENJAMIN ABRAÂO?

Por José Mendes Pereira

Os estudiosos que pesquisam e escrevem sobre o movimento social dos cangaceiros principalmente daqueles que fizeram parte da “Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia”, já encontraram bastantes objetos que pertenceram aos delinquentes, e para todos eles, nada melhor do que verem em suas mãos, em suas estantes ou em seus acervos, digamos assim, essas relíquias cangaceiras.  

Agora, por último, o professor sergipano, jornalista, escritor e pesquisador do cangaço Robério Santos que é intensamente dedicado ao assunto e grande conhecedor das façanhas dos cangaceiros, volantes e outros mais, e tem seis livros publicados, ele tem em seu acervo um dos maiores e importantes trunfos do baralho do cangaço, e agora apresenta aos seus companheiros de pesquisas esta carta acima que foi escrita pelo então prefeito de Mossoró coronel Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, em junho de 1927, endereçada ao coronel Antonio Gurgel do Amaral que era refém do capitão Lampião, quando da sua tentativa de assaltar a maior cidade do Rio Grande do Norte. Mas a tentativa não deu certo, findou o capitão Lampião saindo às carreiras da cidade, juntamente com o seu famoso bando em busca do Estado do Ceará.

Agora está faltando uma película do filme de Lampião feita pelo Benjamin Abraão entre os anos de 1936 e 1937. Que bom que um dia aparecesse alguém com rolos de filmes do Lampião feito pelo Benjamin Abraão. Quem a tem guardada no seu acervo? Difícil, mas poderá ainda ter outra película por aí nas mãos de pesquisadores ou colecionadores do cangaço. 

O professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas que por muitos anos viveu em Mossoró, e hoje está em sua querida "Nova Floresta" no Estado da Paraíba me falou certa vez em minha casinhola acha difícil que isso possa se tronar realidade.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário