Por Wasterland Ferreira
Há pouco recebi a triste notícia, infelizmente confirmada, dando-me conta do falecimento do meu querido e inesquecível amigo, Dr. Antônio Amaury Corrêa de Araújo, considerado por muitos como a maior autoridade no estudo da história do Cangaço no Nordeste brasileiro.
O doutor Amaury, paulista de nascença, mas que no dizer de outro gigante nos estudos e pesquisas sobre o cangaceirismo, o escritor e historiador Frederico Pernambucano de Mello, era - "o mais nordestino de todos os paulistas, aliás, mais nordestino do que muitos de nós próprios".
O odontólogo Antônio Amaury escreveu e publicou cerca de 15 livros - alguns em parceria com outros escritores ou como co-autor - sobre Lampião e o Cangaço, além de haver produzido mais de 7 mil entrevistas com remanescentes daquele fenômeno histórico e sociológico, quer sejam ex-cangaceiros, ex-coiteiros e/ou policiais militares que participaram das forças volantes engajadas na campanha militar movida pelos Estados nordestinos na repressão ao banditismo Cangaço nas décadas de 1920 e 1930, por exemplo, e isso ao longo dos mais de 70 anos de sua vida dedicados ao estudo do tema. Portanto, o Dr. Antônio Amaury Corrêa de Araújo tornara-se o mais longevo dos estudiosos e pesquisadores do ciclo épico e histórico quê foi o Cangaço.
Pelo exposto
acima e por muito mais, venho em meu nome e no do Grupo de Estudos do Cangaço
de Pernambuco (GECAPE), e também representando o professor e pesquisador
, vice-presidente do GECAPE, externar os nossos profundos sentimentos diante de tão incomensurável perda, como também emitir das nossas condolências à família enlutada.
Também envio do meu abraço e solidariedade ao estimado amigo Carlos Elídio, filho do Dr. Antônio Amaury Corrêa de Araújo, com a certeza de que este presenteou a todos nós, seus eternos discípulos, além da sua vasta produção literária, um precioso e frutífero legado de obstinação, verdade, honestidade, bom caráter, amor e zelo pela nossa história, à do Nordeste, e quiçá do Brasil.
Wasterland Ferreira Leite
Presidente do Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.
https://www.facebook.com/wasterland.ferreira
http://blogodmendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário