Seguidores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O UMBUZEIRO DA BANDIDA INOCENTE.

Por João Filho de Paula Pessoa

Das inúmeras interpretações do Cangaço e seus personagens, entre bons e maus, heróis e bandidos, opressores e oprimidos, há uma em que a iniquidade é inconteste, embora compreensível, não é genuína. Compreensível por que emanou do sentimento e compreensão popular da época, mas falsa porque não representa a lídima verdade. Dentre muitas Jovens que entraram no cangaço, houve uma, que junto com sua irmã, voluntariamente abraçou a aventurosa e incerta vida cangaceira, entregando seu amor e sua vida, a jovem Adelaide, irmã de Rosinha. Adelaide tão logo entrou no cangaço, ao lado do Cangaceiro Criança, já engravidou, passando, desde o início, a viver gestante naquela árdua, precária, perigosa e cansativa aventura itinerante, com uma criança em seu ventre que crescia a cada dia, nas difíceis condições que a caatinga clandestina ofereceria. No nono mês de gestação, após uma fuga assustadora e desesperada de um iminente combate, sentiu enormes dores, tão fortes que levaram seu bebê à morte ainda em seu ventre, seguido de uma inclemente e dolorosa agonia, que também a levou à morte, tendo dado seu último suspiro debaixo de um umbuzeiro na localidade de Curituba em Canindé do São Francisco, onde seu companheiro Criança, em meio à sua tristeza colocou uma cruz, acendeu uma vela, chorou e rezou. Após, o bando levou seu corpo ao cemitério do povoado onde foi enterrada.

A Cruz de Adelaide, embaixo do umbuzeiro, onde sofridamente se despediu da vida, foi respeitada pela população local e ficou lá por muitos anos, até que a ação do tempo a desgastou e foi substituída por outra cruz pelos sertanejos locais, que visitavam a cruz e nela acendiam velas, oravam e rogavam, tendo-os denominado aquele local, que sagraram, iniquamente como o Umbuzeiro da Bandida. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 01/02/2021.

Assista o filme deste Conto - https://youtu.be/gattPeWFzcE

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=780290685908223&notif_id=1612287738805245&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário