Por Alba Barros
Trago para vocês uma dica de leitura. O livro Lampião, a Raposa das Caatingas, "tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião. Analisa causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era profissão da moda. Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.
Destaca os principais precursores de Lampião. Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.
Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional - raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados."
Adquira-o com o professor Pereira através deste e-mail:
franpelima@bol.com.br
Boa leitura!
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1631416277067310&comment_id=1632669466941991¬if_id=1619532234958324¬if_t=feedback_reaction_generic&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário