Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

LAMPIÃO ENJEITOU

 Clerisvaldo B, Chagas, 8 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica:2.583

Quando em 1926 correu a notícia de que o bando de Lampião havia penetrado em Alagoas pelo Oeste do Estado, foi um alvoroço. Mais notícias sucessivas alertavam que o bandido se dirigia bem montado para a área do Médio sertão, rumo a Olho d’Água da Flores e Santana do Ipanema. A cidade de Santana tratou de se articular. Não havia uma estrutura permanente de defesa. Com os berros de alerta famílias inteiras tentaram escapar da sanha do bandoleiro, fugindo para a zona rural. Outras com mais condições financeiras correram para municípios distantes do Sertão. A família do futuro escritor Breno Accioly mandou o menino para Palmeira do Índios no limiar do Agreste, para onde rodaram dois automóveis fugitivos.

O prefeito Benedito Melo estava em crise asmática, mas homens resolutos se uniram para escavacar rifles e voluntários pela cidade, entre eles o próprio padre Bulhões, Ormindo Barros, Joel Marques e Firmino Rocha.  Nunca se pensou que tivesse tantas armas amofambadas em Santana do Ipanema, diz o escritor Valdemar Lima. Reunindo soldados do quartel, recrutas do Tiro de Guerra e alguns civis, a resistência fez barricada com fardos de algodão na Rua da Poeira, hoje Rua Delmiro Gouveia e Manoel Medeiros. Mas havia outros grupos em lugares também estratégicos na entrada oeste de Santana. Mês de inverno, muito frio e, os homens heróis nas barricadas passaram a noite inteira aguardando a invasão do bandido.

O novo dia de inverno amanheceu primaveril e nada de Lampião. A fome apertava nas barricadas e foi autorizada a saída de alguns voluntários para à compra de massas numa padaria próxima. Lampião enjeitara a invasão a terra de Santa Ana. Preferiu agir ao longe na zona rural, pegando pessoas indefesas na sanha demoníaca. Depois de vários assaltos nos sítios da região, guiado pelo cangaceiro santanense Gato Bravo, comandou sua caterva em direção à vila de Olho d’Água das Flores que foi invadida por 24 horas. Vale salientar que em Santana do Ipanema ainda não tinha o Batalhão de Polícia de combate ao banditismo que só chegou em 1936 e vingou as atrocidades do chefe cangaceiro pondo fim na sua vida criminosa em 1938.

Baseado no livro Lampião em Alagoas.

RUA DA POEIRA (MANOEL MEDEIRO, ATUAL) (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/09/lampiaoenjeitou-clerisvaldob-chagas-8.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário