Por José Mendes Pereira
No ano de 1920, Virgolino Ferreira da Silva (ainda não tinha o apelido de Lampião, só a partir de 1922 e capitão, só a partir do ano de 1926, quando recebeu a patente no Juazeiro do Norte-CE), faz acordo com o cangaceiro Antônio Matilde e vão atacar a fazenda "Pedreira", que pertencia ao seu maior inimigo Zé Saturnino. Estes ataques com o fazendeiro foram diversas vezes.
Os cangaceiros que acompanhavam Virgolino eram: Antônio Ferreira da Silva, Levino Ferreira da Silva (Vassoura), os dois primeiros eram seus irmãos, Antônio Rosa, Baião, Manoel Tubiba, Cajazeira, Baliza, Zé Benedito, Olímpio Benedito e Manoel Benedito.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/05/ze-saturnino-o-inimigo-numero-1-da.html
Vendo o grande prejuízo no gado e a sua fazenda sendo destruída, Zé Saturnino procurou seu tio, o famoso cangaceiro "Cassimiro Honório", que trouxe vários cabras para defesa da fazenda do sobrinho.
Lá, alguns combates com o bando de Virgolino foram travados. Entres os cabras de Ze Saturnino podemos citar Nego Tibúrcio, Zé Guedes, Zé Caboclo, Vicente Moreira, Batoque e o famoso Marcula.
Mas o bando de cangaceiros do Cassimiro Honório que era defensor da fazenda pedreira, era bem inferior ao bando do cangaceiro Virgolino.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário