Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

O HORROR VIVIDO PELA CANGACEIRA OTÍLIA

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=vt9iRAHZEP4&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Era maio de 1935, Otília que estava com com o bando de Mariano, na Fazenda “Mucambo”, junto com “Páu Ferro”, “Criança” e “Pai Velho”, e outros descançavam enquanto outros dois homens haviam ido à fazenda vizinha buscar por montaria. 

Momentos após a chegada do bando, chega também à fazenda, o contingente do sargento Zé Rufino, com 15 soldados. Vinham procurar pousada na fazenda. Essa foi uma desastrosa coincidência. Mulher “macha” assim era conhecida ela. Mas sua valentia não fora o suficiente para livrá-la do horror que estava prestes a viver por semanas... Por dias, foi torturada para que revelasse os segredos do Cangaço. Não contou nada. 

Eles acabaram por desistirem e soltam. Otília Maria de Jesus era a companheira do cangaceiro Mariano. Entrou no Cangaço aos 21 anos e permaneceu por quatro anos, Otília viajava com os irmãos quando se depararam com o bando de cangaceiros, Mariano a avistar a moça, ordenou que o acompanhasse. 

Ela não teve outra alternativa se não seguir. Juntou-se às outras mulheres e começou a andar pelo mato, sem repouso, passando fome e sede, até o dia em que foi presa. ao que se sabe, esteve viva até 1965. 

Narrado por: Juliana Ávilla Fonte: Livro o incrível mundo dos Cangaceiros autor Antonio Vilela de Souza... Texto. transcrito de Lampião o homem que amava as mulheres. 

http://lampiaoaceso.blogspot.com/sear...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário