Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

CALUMBI E O COMBATE DA SERRA GRANDE NA ROTA DO CARIRI CANGAÇO SERRA TALHADA

 Por Sertão Cangaço

Manoel Severo, Clênio Novaes, Louro Teles e Junior Almeida

Serra Grande, pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado.

A cidade de Calumbi, distante cerca de 18 Km de Serra Talhado foi o primeiro destino da caravana Cariri Cangaço no segundo dia de trabalho da equipe organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022. Ali visitamos o território da "Serra Grande", pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado. Os números são impressionantes até para aqueles que são afeitos ao estudo do fenômeno: 10 mortos, 14 feridos, quase 300 militares numa sanha desesperada em busca de dar fim a Virgulino com seus mais de 115 cangaceiros; foram cerca de 3 mil tiros em quase 10 horas de combate naquele longínquo 26 de novembro de 1926. 

SAIBA DE TUDO NO LINK DE NOSSO BLOG:

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/12/calumbi-e-o-combate-da-serra-grande-na.html?fbclid=IwAR11K-lSBTWG_131jGj7XmegoYI2u0YDELBM1pxQZIPVRbzNySp-Drk5Yx4

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário