Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

SERRA VERMELHA: PASSAGEM DAS PEDRAS, FAZENDA SÃO MIGUEL E O BERÇO DE VIRGULINO! QUE VENHA O CARIRI CANGAÇO SERRA TALHADA 2022

 

Dando prosseguimento ao segundo dia de trabalho do Cariri Cangaço em Serra Talhada, a comitiva partiu de Calumbi para a Visita Técnica ao Sítio Passagem das Pedras, à Fazenda Pedreira, e à Fazenda São Miguel, locais vitais e imprescindíveis dentro da programação a ser construída, pois trata-se da região berço de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.

O cenário é a mais pura manifestação da braba caatinga sertaneja. De longe se avista a majestosa Serra Vermelha, tão famosa e tão falada na vasta literatura do cangaço. Estando em Serra Talhada saímos pela rodovia que nos liga ao município de Floresta, cerca de 20 km de estrada vamos encontrar a "estrada José Saturnino", agora é entrar a esquerda e rodar mais uns 4 a 5 km até chegar ao Sítio Passagem das Pedras, aqui foi construída uma réplica da casa da avó de Virgulino, dona Jacoza. Nessas terras nasceria nos idos de 1898  o mais destacado cangaceiro de todos os tempos: Lampião. 

Manoel Severo, Anildoma e Luiz Ferraz Filho

Manoel Severo e Anildoma Willians
 Junior Almeida, Joaquim Pereira, Manoel Severo, Vilson da Piçarra e Moustafa Veras
Luiz Ferraz Filho entrega documento histórico onde consta a copia original do casamento civil de Zé Ferreira e dona Maria 
Anildoma, Rubelvan Lira, Otavio Cardoso, Vilson da Piçarra e Moustafa Veras

"Essa foi uma visita muito importante no sítio Passagem das Pedras, antiga moradia da família materna de Lampião; os Lopes; localidade vizinha do sítio Matinha onde residia Zé Ferreira e sua esposa Maria. Essas propriedades todas pertencentes a antiga Fazenda Ingazeira, da família Nogueira, banhadas pelo riacho São Domingos. Foi aqui, com os vizinhos Alves de Barros, da Serra Vermelha e da Fazenda Pedreira, o verdadeiro epicentro das questões que culminaram com o início do cangaço lampiônico. Hoje, nesta visita tivemos junto com Severo a oportunidade de entregar à Fundação Cabras de Lampião, o documento histórico onde consta a copia original do casamento civil de Zé Ferreira e dona Maria , realizado em setembro de 1900, tendo como testemunhas Saturnino Alves de Barros; pai de Zé Saturnino; e Manoel Ferreira ,tio paterno de Lampião." Ressalta Luiz Ferraz Filho.

Vilson da Piçarra, Moustafa Veras e Manoel Severo
Junior Almeida na  Casa de Dona Jacosa
Junior Almeida, Moustafa Veras e Otavio Cardoso

Em princípio ciceroneados pelo fundador da Fundação Cabras de Lampião, Anildomá Willians, mantenedor do espaço; os visitantes pisavam, muitos deles pela primeira vez, o cenário da região onde nasceu e cresceu o menino Virgulino e seus irmãos. De passagem e sem sair da trilha avistamos a casa do velho Saturnino e as ruínas da antiga casa-grande da fazenda Pedreira, pertencente ao filho, Zé Saturnino; primeiro inimigo de Lampião. Toda região foi palco de um dos mais emocionantes capítulos da história do cangaço.  

Dali a caravana partiu para as emblemáticas terras da fazenda São Miguel, recepção ficou a cargo do netos de José Saturnino. Ali um pedaço dessa história começava a ser contada. "Para nós da Caravana Cariri Cangaço Serra Talhada 2022, sermos recebidos pelos netos de Zé Saturnino é uma grande satisfação.

Manoel Severo, Espedito Alves de Barros; o Dito do São Miguel; o idealizador e construtor da Biblioteca Luiz de Cazuza e Valdir Nogueira
Junior Almeida, Clênio Novaes e Moustafa Veras



Clênio Novaes, Manoel Severo e Dorgival Alves de Barros (Doge), filho de Luiz de Cazuza

"Ontem falei com Assisão e estivemos pessoalmente com o amigo, vereador Francisco Pinheiro de Barros, e hoje ter aqui seus irmãos; Paulão e Espedito Alves de Barros, fechando a agenda oficial do Cariri Cangaço Serra Talhada com uma super visita a Fazenda São Miguel é uma grande honra. Na verdade esse compromisso assumimos ainda em fevereiro de 2017 quando fomos recebidos aqui no São  Miguel, pelo Assisão, pelo Pinheiro, dona Nádia, o Luiz Barros, o próprio Espedito Barros, além do Buda, numa visita articulada pelo inesquecível Manoel Serafim, e que agora em sua memória estamos confirmando" revela Manoel Severo.

Registro da visita do Cariri Cangaço ao São Miguel em fevereiro de 2017, 
com Manoel Severo, Pinheiro, Assisão e Manoel Sefarim

Música que dá título ao CD de Assisão de 2016. Em parceria com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Assisão resgata parte de sua obra relacionada ao cangaço.
CANAL CAMILO MELO - YOUTUBE

"A Visita de agora à célebre Fazenda São Miguel; enraizada na cultura nordestina através da linda canção de Antônio Barros na voz do filho da terra, Assisão; e sermos recebidos pelos filhos de Luiz de Cazuza e com netos de Zé Saturnino, visitar a Biblioteca Luiz de Cazuza, é uma grande alegria para todos nós do Cariri Cangaço" confirma Luiz Ferraz Filho.

Pisar as terras da Fazenda São Miguel, as terras da Passagem das Pedras, das Pedreiras... onde nasceram José Saturnino e Virgulino Ferreira da Silva, ambas na antiga Vila Bela, atual Serra Talhada na belíssima região da Serra Vermelha é como voltar no tempo para compreender como tudo começou e entender de fato histórico desse conflito secular, a briga entre os dois amigos que se tornariam os maiores inimigos e o surgimento do maior cangaceiro de todos os tempos.

Luiz de Cazuza e Zé Alves Sobrinhos, homenagens no 
Cariri Cangaço Serra Talhada 2022 em São Miguel

"Aqui nas terras da Fazenda São Miguel  a caravana aos poucos começa a conhecer mais de perto o "outro lado da moeda",  reflete Manoel Severo, que fez questão de lembrar a memória de "mais dois espetaculares expoentes dessa saga": Seu Luiz de Cazuza e o pesquisador e escritor José Alves Sobrinho, que serão homenageados dentro da programação do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022

CARIRI CANGAÇO SERRA TALHADA 2022
11 a 14 de Novembro de 2022
Serra Talhada - Calumbi
PERNAMBUCO-BRASIL

Redação Cariri Cangaço
Serra Talhada-PE; 14 de Dezembro de 2021

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/12/serra-vermelha-passagem-das-pedras.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário