Seguidores

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

CHUVA NA TERRA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de dezembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.634

EXTRA

Primavera foi embora e o verão teve início com cara de inverno na região de Santana do Ipanema. Uma noite inteira de chuva mansa durante o Natal (25) alegrou bastante o sertanejo. Uma friezinha de 25 graus tomou conta do município e, diante de trovões e relâmpagos distantes, a impressão é que a chuvarada foi geral no sertão de Alagoas. Não poderia haver notícia melhor para quem vive da terra direta e indiretamente. Um início de verão abençoado com as esperanças redobradas há muito não se via por aqui. O calor estava muito forte e os termômetro marcavam todos os dias temperaturas superiores aos 36 graus. Esse presente da Natureza fez o Natal mais feliz e cheio de interrogações.

FELIZ ANO NOVO (Foto: Ângelo Rodrigues)

Como havia dito antes, os montes do entorno de Santana do Ipanema, estão verdes e belos.  Além dessas boas chuvadas de fim de ano, o rio Ipanema apresentou outra novidade chegando com água limpando seu leito, trecho urbano, do lixo, das plantas aquáticas dos poços altamente poluídos, carregando o excesso de vegetação arbustiva do seu leito. Uma cheia normal, mas... “Cachorro mordido de cobra tem medo de linguinça”.  A preocupação do homem rural é terra molhada para se plantar, água nos barreiros, barragens ou açudes para matar a sede dos rebanhos, armazenamento garantido pela Natureza, e que o verão não seja padrasto até a chegado do outono, início do período chuvoso nas Alagoas. “Olho no rato, olho no gato”.

Talvez o amigo esteja chateado com a fala de chuva no sertão, porém é somente pensar naquelas comidas gostosas que encontramos no supermercado, nas feiras semanais e nas feiras camponesas dos assentados. Quanto mais chuva, mais fartura nos campos, preços acessíveis e dinheiro sobrando no seu bolso. Pense nisso e compreenda numa síntese de cadeia produtiva. Janeiro está tão pertinho e no início desta última semana a temperatura caiu bastante. Coisa boa! Deve ser mais uma loucura de compras no Comércio com a busca sem freios por promoções, enganosas ou não.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/12/chuva-na-terra-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário