Por José Mendes Pereira
A foto acima mostra o cangaceiro Cirilo de Engrácias (esta palavra existe escrita na nossa literatura assim também, Ingrácias, pois o nome correto eu não sei), da família dos Engrácias, irmão do cangaceiro Antonio de Engrácias, ambos tios de Mané Moreno, Zé Baiano e Zé Sereno. Os três eram primos entre si, e os cangaceiros Zé Baiano e Zé Sereno eram primos carnais.
Segundo os pesquisadores do cangaço, a cabeça de Cirilo de Engrácias já havia sido decepada, mas foi recolocada para que os seus matadores fizessem a foto como se ele ainda estivesse vivo.
Quem matou o cangaceiro Mané Moreno?
Mané Moreno foi assassinado pela volante de Odilon Flor, em um baile, quando este dançava no salão com a sua amada Áurea, esta, sendo filha do sofrido casal, Zé Nicárcio e dona Josefa (segundo Alcindo Alves da Costa), em: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico).
Nesta mesma noite, além de Mané Moreno e a sua companheira Áurea, também foi assassinado o cangaceiro Cravo Roxo, o Serapião, lá de Poço Redondo, e filho natural de um senhor chamado Mané Gregório.
Quem matou o cangaceiro Zé Baiano?
Zé Baiano foi assassinado através de um plano de populares, inclusive um dos
seus melhores amigos, o coiteiro Antonio de Chiquinho, idealizou e
participou da chacina do "Pantera Negra".
O ex-cangaceiro Zé Sereno levou sua vida para mais adiante, tendo ido morar em São Paulo com a sua companheira que era a Sila. Mas em 1981, ele faleceu naturalmente. Mas teve direito a uma cova dígna.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário