Seguidores

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

CAIÇARA

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de fevereiro 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.662

Não foi somente uma vez em que tivemos vontade de conhecer o topo da serra da Caiçara. Transitando inúmeras vezes no trecho Poço, Maravilha e Ouro Branco, tínhamos como colírio à serra da Caiçara em torno de 800 metros de altitude. Sua vegetação diferenciada, grotas, centro de microclima da região, transmitiam essa vontade que a alma geográfica teimava em conhecer. Infelizmente nunca apareceu uma oportunidade real de incursão pelas suas faldas atrativas e topo chamativo. Sua altura de fato impressiona e se comparada à serra do Poço – dividida entre Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema – possui 300 metros a mais, o que faz grande diferença.  

O habitante da planura leva cerca de duas horas para chegar ao cimo da serra do Poço, enquanto seus moradores fazem a caminhada em poucos minutos. Ali conhecemos bem, uma das paisagens mais belas do Sertão, vista de cima. Quanto à Caiçara, ultimamente também denominada pelos populares de serra da Maravilha, é um atrativo de além fronteiras e foi transformada em reserva, não está com tanto tempo assim. Achamos que demorou muito a ação governamental.  Antes tarde do que nunca, fica a reserva à disposição de estudos para geógrafos, biólogos, geólogos e uma infinidade de profissionais afins, naturalmente observando as regras da lei.

Imaginamos a saga do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil em busca do homem desaparecido e só achado morto 40 dias depois, em lugar de difícil acesso.  Enquanto isso, a cidade vai mostrando o seu museu de mastodontes para os habitantes da região e os turistas interessados em História Natural e aventura. Maravilha incorpora assim a reserva da serra como um trunfo a mais no seu desenvolvimento. Estando em Maceió e querendo visitar essa região, é pegar a BR-316 via Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Entroncamento Carié. Antes do entroncamento tem o acesso à cidade de Maravilha. A belíssima foto abaixo, do Corpo de Bombeiros em busca do homem desaparecido na serra da Caiçara, ilustra bem aquele monte extraordinário que ornamenta com muita pompa o Sertão alagoano.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário