Seguidores

sexta-feira, 1 de julho de 2022

LAMPIÃO NO RN, MEDO TERROR E SANGUE - PARTE VIII - TUDO PRONTO PARA O ATAQUE

 Por José de Paiva Rebouças


No Saco, a dois quilômetros de Mossoró, os reféns foram acomodados na casa de Joaquim Soares. Antônio Gurgel, Manoel Barreto e Formiga em um quarto, dona Maria José Lopes e o coronel Joaquim Moreira no outro.


Na preparação para a guerra, o plano original tinha sofrido um contratempo. Embriagado demais, Jararaca não possuía mais condições de comando. Com isso, restaram apenas três frentes: a de Sabino, a de Massilon e a do próprio Lampião. 

O cangaceiro Jararaca

Oito homens, sob o comando do cangaceiro Félix, foram destacados para vigiar os reféns, esperar os resgates, cuidar dos animais e combater qualquer resistência.

Cangaceiro Félix da Mata

No terreiro, Lampião dava as últimas orientações antes de partirem. "Sabino, você prenda logo o coronel Rodolfo Fernandes, porque assim ele arranjará o dinheiro", disse.

O céu estava cinzento naquela tarde, não havia vento e da terra subia um mormaço insuportável. Apenas de motivados, havia um sobressalto de preocupação.

Amadeu Lopes, Pedro José, Azarias Januário, Júlio Soares, Joaquim Germano, Guilherme de Melo, Belarmino de Morais, Sancho Amaro, Geraldo Oliveira e o filho, reféns menos importantes presos durante a jornada no alto Oeste, foram colocados na frente como escudos humanos.

Poucos minutos de caminhada, os homens de Sabino invadiram a mercearia de Antônio Domingos, abandonado desde o dia anterior. Mais à frente, violaram a residência de Luiz Firmino, também vazia de gente.

Ex-integrante da extinta Guarda Nacional, Firmino mantinha em casa uma farda limpa e engomada da corporação. Ao encontrá-la, Sabino se livrou das roupas velhas e se enfiou no casaco. Ficou parecendo um militar.

http://cariricangaco.blogspot.com/2014/06/quem-foi-sabino-gomes-porfrancisco.html

Passaram pela Caieira, onde Padre Mota tinha desfeito a trincheira, e, por volta das três e meia da tarde, alcançaram o bairro Alto da Conceição. Uma sentinela atirou para cima avisando da estrada dos cangaceiros e fugiu.

Com o susto, os bandidos reagiram, mas atiraram à toa. Os reféns, que estavam mais à frente, aproveitaram o momento de tensão para escapar em direção ao rio. Não foram seguidos.

Continuarei amanhã.

Fonte - Revista Brava Gente  do Jornal de fato.com

Páginas 24, 25 e 26

Mês Junho de 2022.

Digitado e Ilustrado por José Mendes Pereira - administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário