Por Ane Ranzan
Mas, só que desta vez além de estar com tantas pessoas que amamos, os que ali moram e vivem, amigos e parentes (que herdei), na chegada recebidos, especialmente, pelos queridos Jaqueline e Celsinho, representando a cidade de Piranhas e a Família Britto, o aconchego de Sônia Britto (hoje sem o amigo Celso) e o abraço apertado de Dione, ainda tivemos as boas-vindas desse grande amigo Manoel Severo através da Comenda à Dona Cyra, in memoriam, de “Personagem Histórica do Sertão” e os gestos afetuosos de todos do Cariri Cangaço.
A energia que emanou de cada um, nos acariciou de forma muito especial, tanto dos já conhecidos, como dos que vão chegando e se somando na irmandade, que se transforma numa grande família chamada Cariri Cangaço. A egrégora das auras, permitem que sintamos e venham a se somar à energia e o encantamento do Velho Chico que parece nos receber com a placidez de uma imensa paz.
Outro ponto marcante inserido na programação do CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2022, tendo como Presidente da Comissão Organizadora Celsinho Rodrigues, juntamente com o Curador Manoel Severo, foi a excelente ideia, abraçada pelo Conselho de Turismo e, tão sabiamente, acampada pelo Prefeito Thiago Freitas que encaminhou decreto à Câmara Municipal, instituindo o dia 28 de setembro como o “DIA DA RESISTENCIA PIRANHENSE”, foi o Lançamento do Tour Histórico - Projeto "Caminhos da Resistência – pelas ruas de Piranhas" e apresentação dos episódios da prisão de Inacinha, invasão e morte de Gato, com a explanação de Jacqueline Rodrigues, Celsinho Rodrigues, Miguel Alencar, Paulo Britto, João de Sousa Lima e Padre Luciano Britto.
Esse lançamento do “Caminhos da Resistências” será um resgate do marco histórico que conta a invasão de Gato, Corisco e outros cangaceiros na cidade, em 1936, deixando em seu rastro 11 mortos e da defesa dos bravos moradores que empunharam suas armas e defenderam a cidade e seu povo e que agora irá enriquecer ainda mais a história contada pelas áreas de turismo do município.
Enfim, momentos e dias inesquecíveis, mais uma viagem muito especial...Palavras de agradecimento serão pouco para definir o que sentimos, como Paulo bem colocou: - Difícil traduzir a intensa emoção. OBRIGADA por tudo. Abraço apertado em cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário