Por Orlando Carvalho
Meu primeiro contato com os eventos Cariri Cangaço ocorreu em 2018, quando fui convidado a fazer parte da comissão organizadora e proferir uma palestra no grande encontro Cariri Cangaço Poço Redondo/Pedro Alexandre (Serra Negra) em junho de 2018. Essa experiência foi um grande divisor de águas na minha relação com o estudo e pesquisa da historiografia do cangaço e da cultura popular nordestina/sertaneja. A partir desse encontro, tornei-me um assíduo participante dos grandes encontros e lives do Cariri cangaço.
Por ser o maior e mais conceituado seminário sobre os temas cangaceirismo, coronelismo e messianismo, o Cariri Cangaço reúne a nata de estudiosos, pesquisadores, escritores e amantes da cultura nordestina, sendo o maior círculo de debates do gênero no país. E como bem diz seu criador e grande curador, o embaixador da cultura nordestina Manoel Severo, o Cariri Cangaço é mais que um evento é um sentimento, eu modestamente diria, que mais que um evento é um sertão de cultura e um território de amigos.
Que venha Serra Talhada! Que venham outros encontros Cariri Cangaço! Avante.
Orlando Carvalho, Pesquisador e historiador, Pedro Alexandre - Bahia
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.
https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/um-sertao-de-cultura-num-territorio-de.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário