Seguidores

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

CALDEAMENTO NA LÍNGUA DO POVO

 Clerisvaldo B. Chagas, 8/9 de setembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.764

Assim como em outros estados, Alagoas também tem seus nomes de cidades que parecem estranhos para outras partes do País. É que nós somos originários de portugueses, africanos e indígenas, principalmente. Algumas cidades do Brasil, assim como Alagoas, preferiram permanecer com as denominações iniciais colocadas pelos índios, africanos ou portugueses. Temos, porém, cidades e outros lugares com denominações colocadas por imigrantes, entre outros, italianos, poloneses, americanos, alemães e russos. Mas é gratificante saber do orgulho municipal em manter seus títulos tradicionais, por mais estranhos que sejam. Inclusive, em nosso estado duas cidades estão com nomes não corretos na Língua Portuguesa, mas pelo jeito, não pretendem fazer as devidas correções, ambas estão na região do Agreste.

Voltando a nomes estranhos, isto é, que causam curiosidades  nos de fora, vamos citar apenas cinco deles em Alagoas, mas já abordamos esse assunto em volume nacional. Isso nos faz lembrar quando um parente, da cidade de Monteirópolis, pediu em São Paulo uma passagem para a cidade de Jacaré do Homens, em Alagoas. O cidadão que vendia bilhetes, respondeu que “não estava ali para brincadeiras”. Isso faz mais de 30 anos. Pequena discussão se formou e, a pedido, o bilheteiro teve que consultar o Guia de Cidades do Brasil. Estava ali: “Jacaré do Homens”, em Alagoas. O que é que tem demais um jacaré aparecer num riacho de propriedade dos homens? (dos homens ricos).

Mas voltemos ao miolo do tema. Arapiraca, Paripueira, Jaramataia, Coruripe e Ibateguara. No caso de Arapiraca, já foi amplamente divulgado que é nome de árvore frondosa da região.

Coruripe – Significa “no rio dos sapos”.

Paripueira - Praia de águas mansas.

Jaramataia – Árvore de origem africana; arbusto.

Ibateguara – Lugar alto.

São nomes de origens indígenas. Sobre Ibateguara, perguntávamos a um cobrador de Van, se era longe de Maceió, Ibateguara. Depois de responder à pergunta, o rapaz complementou: Lá faz um frio da peste!” Está aí a justificativa, a altitude.

A Jaramataia está sendo usada por populares para cura do câncer.

A propósito, você sabia que JATIÚCA significa carrapato? Pode ser o aracnídeo ou o fruto da carrapateira (mamona), planta que proliferava na região.

Licença que agora vamos a Maragogi: Rio dos Maracujás, falou o índio.

PLANTA JARAMATAIA (FOTO: PENTEREST)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário