Seguidores

terça-feira, 2 de maio de 2023

COMENDA SANTANA DOS DIFERENTES E REFORMA PSIQUIÁTRICA EM CAICÓ

 Por Epitácio de Andrade Filho

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura”. Friedrich Nietzsche 

Foi da lavra legislativa do saudoso edil caicoense Janduhy Fernandes a autoria do projeto de lei que criou a Comenda Santana dos Diferentes.

A idealização e concepção surgiram no grupo operativo “A Hora da Melancia”, sob coordenação do médico psiquiatra Epitácio Andrade do CAPS/Caicó. Na sessão idealizadora e conceptiva foi tematizado: ‘Em Respeito às Diferenças’. O título da comenda foi inspirado na música “Santana”, de Elino Julião e no ativismo social da intérprete Dodora Cardoso, cognominada “ Rainha das Minorias”.

A honraria é sempre entregue em 18 de maio de cada ano, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e se destina a homenagear pessoas e entidades que contribuíram para o êxito da Reforma Psiquiátrica em Caicó.

Esta comenda surgiu em meio às inovações terapêutico-reabilitativas trazidas com a implantação do Centro de Atenção Psicossocial- (CAPS/CAICÓ), ocorrida em 2001.

Em maio de 2002, aconteceu o memorável Encontro Nordestino de CAPS no Seridó do Rio Grande do Norte e os agraciados receberam a comenda numa sessão da Câmara, realizada na Praça Dom José Delgado- Caicó. Entre os homenageados estiveram: O psicólogo e mentor da Luta Antimanicomial Marcus Vinícius de Oliveira Silva, o cantor Lobão e o folclorista João de Artur. Nos anos subsequentes, várias pessoas, organizações não-governamentais e entidades se tornaram comendadoras de Santana dos Diferentes.

Em 2015, por propositura do vereador Djalma Alves da Mota, Epitácio de Andrade Filho, que coordenou a política de saúde mental no município de 2001 a 2002, recebeu a láurea.

A médica psiquiatra cearense e militante de direitos humanos Lídia Dias Costa foi homenageada no ano de 2017.

Neste mesmo ano, o professor e ex-diretor do IFPB Rômulo Gondim de Oliveira recebeu a honraria.

Os integrantes do Programa “Porque Hoje é Sábado” da Rádio Rural (em sua maioria usuários dos serviços de saúde mental) também se tornaram comendadores de Santana dos Diferentes.

A hora da Melancia.

Com Lobão

Marcus Vinícius.

João de Artur com a burrinha.

Comenda de Epitácio de Andrade Filho.

Rômulo, Epitácio e Cristina 2017

Comenda Lídia Dias Costa.

No Programa Porque Hoje é Sábado

Enviado pelo o autor. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário