Seguidores

segunda-feira, 24 de junho de 2024

MACACOS VOADORES – EXTENSÃO DO ABUSO NARCISISTA

 Por Dr. Epitácio de Andrade Filho

A expressão ‘macacos voadores’ foi adaptada do conto infanto-juvenil “O Mágico de Oz”( abril de 1900), do jornalista e escritor norte-americano Lyman Frank Baum, para designar pessoas manipuladas por narcisistas malignos na execução de ações prejudiciais às vítimas, enquanto preservam sua falsa identidade. Esse clássico da literatura mundial, que encanta adultos e crianças, teve várias adaptações para a televisão e cinema, notadamente o filme homônimo, lançado em 1939. No enredo das obras, observa-se que um terrível ciclone levou a jovem Dorothy e seu cãozinho Totó do Kansas à terra mágica de Oz. 

O Mágico de Oz - Livros

No percurso, a menina fez 3 amigos ( o espantalho sem cérebro, o lenhador de lata e o leão covarde) e encontrou estranhas criaturas como: papoulas mortíferas, animais selvagens, uma bruxa boa, macacos voadores controlados por uma bruxa malvada, além do próprio mágico de Oz. Na prática psiquiátrica, macacos voadores são auxiliares diretos de abusadores narcisistas. Eles estão nesta condição, consciente ou inocentemente, porque geralmente são dependentes e frágeis emocionalmente. Narcisistas os selecionam com essas características psicoemocionais, porque é mais fácil adestrá-los para serem marionetes e bajuladores. Todo ou toda narcisista busca em suas vítimas suprimento para a satisfação de desejos do seu ego inflado. Quando, na verdade, sua estrutura egoica é um vazio de emoções e conteúdo. Do ponto de vista diagnóstico, portadores de transtorno de personalidade narcisista apresentam grande necessidade de admiração, não têm empatia, desrespeitam sentimentos alheios, são incapazes de lidarem com críticas e apresentam senso de direitos exagerado. 

Narcisista Abuso 1º de junho (1)

Com esse perfil, sempre estabelecem relacionamentos tóxico-abusivos, caracterizados por um padrão comportamental cíclico, que apresenta algumas fases: Idealização da vítima (love bombing), desvalorização e descarte. Narcisistas mentem compulsivamente e acreditam em suas próprias mentiras para manter a “narcolândia”, seu mundo fantasioso. Nessa fantasia sempre se fazem de vítimas, o que sensibiliza os macacos voadores que creem em suas mentiras. Para o relacionamento com esses seres e seus macacos voadores, recomenda-se a regra de ouro: Contato zero ou pedra cinza (manter contatos estritamente necessários). O 1º de junho de cada ano é dedicado ao DIA INTERNACIONAL DE CONSCIÊNCIA DO ABUSO NARCISISTA.

Enviado pelo o autor deste.

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário