Seguidores

terça-feira, 11 de junho de 2024

O MAESTRO ALFAIATE QUE FOTOGRAFOU LAMPIÃO E SEU BANDO EM RIBEIRA DO POMBAL BAHIA EM 1928. POR OLEONE COELHO FONTES.

Guilherme Machado

Lampião saiu de Tucano as 23: horas chegando a Vila de Pombal por volta de 6:horas da manhã... Consigo viajava mais 7 Cangaceiros, assim que chegaram a Pombal Lampião se dirigiu a casa do Prefeito Paulo Cardoso de Brito Este primo do deputado Oliveira Brito. Ao chegar a residencia dos Brito Lampião foi recebido pelo prefeito que ao abrir a porta já lhes pergunta! Em que posso lhes servir Capitão!

E Lampião responde" eu aceito um café? Depois do café Lampião pergunta ao prefeito pela força local este responde que a cidade havia de guarnições 4 soldados. Lampião pede ao prefeito que avise aos praças que não saiam da delegacia que ele e seus meminos estavam de passagem para Bom Conselho atual Cicero Dantas, e não queriam confusão! Depois da conversa o Prefeito mandou avisar ao Cabo Esmeraldo chefe do destacamento policial de Pombal que ficassem tranquilos que estava tudo bem! Lampião e seus Cabras se lambuzaram com café com cuscuz oferecido pelo prefeito.

Depois do Café por volta de 8:30 da manhã a cabroeira cerca o quartel e Lampião exige que o Cabo Esmeraldo e seu pequeno pelotão os acompanhe até a vila de Bom Conselho, Lampião os ordena, vão se armarem e volte para nos escoltar! Enquanto esperavam os soldados Lampião mandou chamar o alfaiate e maestro da Filarmônica Municipal, Alcides Fraga! Que tinha uma Roliflex maquina fotográfica, Lampião pediu ao cidadão que batesse uma chapa para ficar ali como recordação. Pois é que a foto foi a mais bem tirada em toda a sua vida de Cangaceiro, e esta fotografia é usada em quase todos os temas sobre o Cangaço.
Vê se foto do bando e do caminhão que o transportara de Tucano a Pombal.

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=2217906668553632&notif_id=1717937090721884&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário