Seguidores

terça-feira, 23 de julho de 2024

PATU VEM DE PATI (PALMEIRA DO COCO-CATOLÉ)

 Epitácio de Andrade Filho

Diferente do que afirma alguns autores, a origem do nome Patu não deriva do termo “Paatu(Terra alta, planalto, serra sonora, do estrondo), provém sim de Pati (Palmeira do coco-catolé). Essa assertiva é corroborada por pesquisadores indigenistas. Existem em Estados do Nordeste setentrional pelo menos, três localidades com a toponímia Patu: o município do médio-oeste potiguar, que sedia o Santuário do Lima, onde no cume da serra ainda são encontrados muitos exemplares dessa planta e seu fruto (o coco-catolé) é comercializado em formato de rosário;

A origem do nome da cidade de Catolé do Rocha, na Paraíba, está relacionada à outrora abundância dessas palmeiras em seu território. Esse fato faz com que Patu e Catolé do Rocha sejam consideradas cidades coirmãs etimologicamente.

Nossa “A Saga dos Limões”, lançada em 2011 e no mesmo ano esgotada, foi a primeira obra publicada a apresentar essa nova informação acerca da origem linguística das toponímias Patu/Catolé.

A esse respeito está descrito no livro: “No Santuário Ecológico do Lima se encontra uma das últimas reservas da palmeira do coco-catolé, que segundo o pesquisador Aucides Bezerra de Sales, a árvore se chama ‘pati’, de onde vem o nome Patu.

No Lima se evidencia o recurso semiótico que une os dois principais cenários do cangaço dos Brilhantes com os Limões: a palmeira que deu origem ao nome Patu e seu fruto, o coco Catolé”.

No Brejo paraibano, existe o Patu, afluente do rio Paraíba, e com mesmo nome, uma comunidade rural no município de Cajá/Caldas Brandão.

Em Senador Pompeu, no Estado do Ceará, um afluente do rio Jaguaribe é denominado Patu, que também nomeia comunidade, onde existiu um campo de concentração para flagelados da seca de 1932, que foi retratado no filme “Currais”(2019), de Sabina Colares e David Aguiar. O que tem em comum essas localidades é a antiga exuberância da palmeira Pati, que justifica a origem etimológica da palavra Patu a partir do nome em tupi dessa planta.

pati (1)
Coco catolé

Patu no início do séc.XX

No rio Patu (1)
No rio Patu (2)
Catolé do Rocha Palmeiras (1)
Catolé do Rocha placa
Patu campo de concentração
A Saga dos Limões luz 2020

Enviado pelo autor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário