Seguidores

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

AUMENTE SEUS CONHECIMENTOS

 Clerisvaldo B. Chagas, 12 de agosto de 2024

 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.086

CAPA SURREALISTA DE BURROS CARGUEIROS AO ANOITECER.

Quando o ex-dirigente de Santana do Ipanema, governador em exercício, padre Capitulino de Carvalho teve que vir a Santana para resolver problemas entre o dirigente da cidade e os funcionários, viajou no trem de Maceió a Viçosa. De Viçosa a Santana do Ipanema, veio a cavalo com uma comitiva em torno de 100 cavaleiros. Isto no início da era 1920 quando era esta as condições de estradas. Foi recepcionado no subúrbio santanense Maniçoba/Bebedouro por onde passava a estrada para Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Garanhuns, vinda da antiga vila da Pedra (hoje Delmiro Gouveia). Houve muita poeira, bombas e foguetes na recepção política. Ao deixar aquela região de subúrbio, os cavaleiros dirigiram-se ao comércio de Santana, pela Rua do Sebo (hoje Antônio Tavares) onde foram recepcionados por uma das bandas de música defronte a chamada Cadeia Velha, nessa mesma Rua. Ao deixarem o lugar, a outra banda musical já aguardava no centro do comércio, onde houve discursos de toda ordem.

Este fato histórico e muito mais, estar registrado em uma das crônicas do nosso escritor da época, Oscar Silva. Mas também estar reproduzida no livro resgate de Clerisvaldo B. Chagas, SANTANA, REINO DO COURO E DA SOLA. Este é um livro que ainda vai ser lançado, porém, já se encontra à venda no Restaurante Santo Sushi, no Bairro Domingos Acácio, em Santana. É uma Santana do Ipanema de uma época que só os mais velhos conheceram. Portanto, vá até ali e adquira seu exemplar que é o único registro sobre o amplo assunto abordado que se conhece.

Também estão à exposição os quatro mais novos romances do autor, ciclo do cangaço. Em breve, estaremos lançando os cinco livros oficialmente. Em breve também estremos com mais dois livros na praça: “Barra do Ipanema, um Povoado Alagoano”, documentário do povoado de Belo Monte, onde fica a foz do rio Ipanema. E “Padre Cícero, 100 Milagres Nordestinos (Inéditos) ”. Este será gratuito e de preferência para os romeiros do Padre Cícero. Será lançado na maior romaria de Alagoas, na Pedra do Padre Cícero em Dois Riachos no dia 20 de julho de 2025, se Deus quiser.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/08/aumente-seus-conhecimentos-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário