Seguidores

quarta-feira, 24 de junho de 2026

EL NIÑO

 Clerisvaldo B. Chagas, 23 de junho de 2026

Escrito Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3434

 

Começou oficialmente o inverno em nosso hemisfério, dia 21 (domingo).  E o inverno do povo alagoano que tem início em maio, vem naquele ritmo de caminhada constante  e não ligeira. Nenhuma mudança ainda notada  na metodologia do tempo. Sol e chuvas finas, mansas e curtas se intercalando e a friezinha que aperta no mês de Julho. O ritmo do tempo é semelhante ao do ano passado. intercalado e rico para plantas e animais. O mundo sertanejo está verde que só asa de papagaio, embora o preço do milho ainda esteja na casa do absurdo. Mas que dá gosto, dá, ao se vê os montes de milho verde, cheirando  no chão da feiras ou por cima dos gradeados das bancas de madeira. E vem milho de lugares comuns, chegam ,bolosmilho da irrigação.

As guloseimas típicas do meio do ano, já assanham o apetite dos feirantes nas feiras camponesas e nas feires livres semanais. Não temos centrais de abastecimento, os caminhões lotados de mercadorias vão chegando pelas cabeças das feiras onde os costumeiros feirantes negociam para revender. A economia do milho no Nordeste é uma coisa fantástica  onde milhões e milhões de reais percorrem rapidamente  campos, cidades, capitais. E se El Niño vai fazer estragos nos sertões, pelo menos até agora deve ter passado ao largo. E o tempo intercalado vai permitindo se andar pelas farturas das roças e pela esperança, mesmo remota, de que o Brasil faça alguma coisa, porque o tempo bom tem que ser bom em tudo. São João com canjicas, pamonha, bolos, bebidas e gols.

Entretanto, ficamos na dúvida da nossa produção de milho e de feijão. Nem sabemos ainda sobre a nossa maior obra hídrica porque o pouco que se divulga é de forma esporádico e não sabemos como está de fato funcionando o Canal do Sertão. Tanto é, que quando se dizia por aqui que os amontoados de milho que chegavam eram da irrigação, mas da irrigação que se entendia ser do estado de Sergipe, irrigação de Canindé. E quando se fala agora que o milho vem da irrigação, deixa-se a dúvida no meio. Irrigação de onde? De Pernambuco (Petrolina), do Canindé ou de Alagoas, do Canal do Sertão? Deixe isso para lá...

O que importa é milho assado e forró até uma horas...


https://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2026/06/el-nino-clerisvaldo-b.html

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Perdoe qualquer agressão, para não se sentir culpado ao tirar a vida de alguém. E entenda que: Perdoar é devolver ao outro o direito de ser feliz.

Quando estiver no trânsito, primeiro, lembre-se de lembrar que tem que se lembrar deste lembrete, para não passar por coisas desagradáveis no trânsito. 

 Cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, desculpa-o, faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! 

Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo dentro de um caixão. 

Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância, e depois que o bicho é criado, o mais difícil é domá-lo.

Imagina bem, o sujeito diante de uma arma sem ter como se livrar dela, hein? Possivelmente irá morrer. 

Não se faça de valente, só porque está com a sua namorada ou esposa e não quer que ela sinta o seu fracasso. Ela não te quer como herói, te quer simplesmente como namorado ou esposo vivo. 

É melhor vivo medroso do que  morto valente.

 https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/policial-civil-atira-na-perna-de-motociclista-apos-briga-de-transito-video 
"O site acima diz que este rapaz condenado a morrer não morrei, mas foi baleado por este ignorante".

Uma confusão criada entre dois ou mais indivíduos no trânsito, muito difícil de ser apaziguada. Cada um quer ter razão, e uma arma poderá surgir entre eles, e alguém apertará o gatilho, e outro irá morrer.

Muito chato para você, sempre me ver lembrando isso. Mas é para o seu bem. 

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

http://sednemmendes.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário