Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

Meus olhos viram novamente tanta beleza...

 Por: João de Sousa Lima
.
 
            Um dia, em um passado ainda próximo, falei de momentos tão belos que meus olhos viram. Desejei ver tudo novamente; O destino brincou de ironizar com minha visão: Tive graves momentos visuais, lutei, superei, sem antes, homem rude como sou, ajoelhar-me aos pés do Cristo Piedoso; Implorei mais uma chance, o Misericordioso Homem de Deus atendeu meu pedido: Avistei velhos amigos, abracei todos, como se fossem meus últimos dias, senti a vida acarinhando meu coração ainda assustado.

             Nas colinas verdejantes avistei distantes paisagens, respirei os ares vindos das terras dos Cariris, ventos circundantes nas Serras do Araripe. Senti frio, ouvi o assovio dos redemoinhos enquanto fitava aquela imensidão bela. Nos chalés acolhi-me cansado e feliz por jornadas diárias, todos os dias. Pisei solo sagrado do Beato Zé Lourenço.
 
José Lourenço Gomes da Silva
 
             Visitei cruzes aonde a morte chegou sem avisar e sem perdão, senti os remorsos dos dias passados, cruzes erguidas em solo seco e pedregoso, o silencioso Alto do Leitão.
 
Padre Cícero
 
             A história ainda latente em um casarão de tantos anos atrás. Nas paredes marcas de uma defesa talvez inexistente, nas torneiras, paredes furadas, sangrias no barro, defesa de homem polêmico, Cícero Romão Batista, adorado por tantos fiéis, ignorado por leis católicas.


            Homenagem em vida, ao grande Mestre, meu Mestre Amaury, emoção, tímidas lágrimas, merecedor do pouco que se fez, merecedor do muito que se faça, Mito das Letras, da História Oral, perseguidor Incansável das tantas histórias, maior conhecedor delas. Uma simples placa e um coração de amigo junto.
 
Antonio Amaury e João de Sousa Lima 

             Vi um menino ligeiro, correndo sem parar, sorriso sempre presente, como se não houvesse falhas, cansaço ou qualquer pingo de desânimo. Menino grandioso, sorriso farto, abraço verdadeiro: Menino Severo, Severo amigo, Severo Presente, presente da vida; Severo: Digno de ser amado por todos.
 
Manoel Severo e João de Sousa Lima

             Aprendi muito, com palavras de tantos, com as vozes de todos; Sonhei nas imagens do tempo, no tempo do Luiz Lua Gonzaga, sonhos do passado esbranquiçado em películas; Sorvi a semente plantada por Seraine, no canto e no aboio do Rei do Baião.
 
Luiz Gonzaga

               Meus olhos viram tudo de novo, visualizei amigos, abracei tantos; Beijei faces, amei pessoas reais. Vi o belo, como desejei, como pedi novamente; na solicitude de homem rude descobri misericórdia. A vida bela sorriu-me e ingenuamente pedi a Deus para permitisse ver tudo de novo e quando chegar um novo Cariri Cangaço, eu quero estar lá, quero ver as paisagens belas do Cariri, quero abraçar amigos, subir nos tablados, fazer homenagens, ouvir cantos, me encantar com palavras, saber mais das histórias, aprender com tantos, ouvir o canto do vento, no redemoinho do tempo...

               Permita-me Deus, ainda ver outros Cariris Cangaço, entrego-vos meus olhos, em ti descanso, me regojizo, espero; Pagarei com amor ao próximo, amando os amigos, apreciando tuas obras, a natureza fecunda que circunda os Vales Cearenses.
 

João de Sousa Lima
Poeta, pesquisador e escritor
Paulo Afonso BA
 
 
Extraído do blog: "Cariri Cangaço", do amigo Manoel Severo

4 comentários:

  1. Meu caro Mendes,
    A priori parabéns pelo seu Blog que está maravilhoso e, por sinal é um dos que estão contribuindo efetivamente para o engradecimento, preservação e resgate desta história-saga que foi o cangaço nordestino.
    EM TEMPO: cOM URGÊNCIA PRECISO CONVERSAR COM O NOBRE AMIGO PESQUISADOR. Acerca do que escerevera sobre ASA BRANCA. Estou finalizando um livro sobre Lampião em Aurora-CE e preciso checar algo sobre o nascimento do Cangaceiro Asa Branca como supostamente filho de Aurora morador da fazenda Impueiras dos Tavares da região. Curisosamente no seu artigo a data e o locval do nascimento do referido cangaceiro não consta. Por gentileza como posso fazer contato ou saber desta informações?
    Ano de nascimento de Asa Branca.
    Local de nascimento-
    Entrada no bando de Lampião.
    Conforme os que pesquise não estpá batento.
    Um forte abraço.
    José Cícero
    jccariry@gmail.com
    tel. (88) 9974.0807
    Como faço para contactuá-lo?
    www.jcaurora.blogspot.com
    www.blogdaaurorajc.blogspot.com
    www.prosaeversojc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo leitor:

    Muitas vezes nós ficamos folheando páginas e páginas de diversos blogs, e não encontramos algo interessante, ou a nossa mente não reconhece que está diante de boas leituras.

    Não é que os outros blogs não tenham conteúdos, bons, todos são administrados por pessoas que gostam da cultura, sentem-se grandiosas quando publicam as suas matérias, os seus artigos, levando a cultura para juntos dos leitores.

    Mas se você ainda não escolheu onde ficar, dê uma passadinha nos seguintes blogs:

    Lampião Aceso - administrado pelo competente Kiko Monteiro, sem palavras ou palavrões que decepcionem o leitor.

    Cariri Cangaço - outro excelente administrador de blog, o Manoel Severo, que vem segurando a cultura em todo Brasil, através dos seus amados escritores e pesquisadores.

    Tok de História - Além de historiógrafo, Rostand Medeiros, não o conheço, mas através das suas fotografias, todos sentem que é um homem educado e simples. Além do mais você vai ter um Reencontro com as décadas, histórias que se passaram, e muitas outras da atualidade.

    Cangaço Nordestino - do amigo natalence, Neto Silva, que vem ajudando a exploração do cangaço brasileiro.

    Em outra ocasião, apresentarei ao leitor muitos outros blogs que se dedicam totalmente a cultura.

    A cultura é um futuro presente, e com certeza a preparação de um futuro próximo. A cultura tem que ser em primeiro plano, nada para amanhã, é para hoje, agora...

    Incentive os filhos a participarem destes blogs, todos são sadios, sem pornografias, amáveis leituras, que qualquer pai ou mãe pode ler juntamente com seu filho, que jamais será preciso tapar os ouvidos diante do filho, quando estiver lendo.

    Leia-os! Só adquirimos cultura, lendo, lendo lendo...

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita no dia 17.05.2011 ao blog:
    http://soapaixonadosporjesus.blogspot.com/
    Obrigada também pelo comentário, e por causa dele vim também visitar este blog,e quero deixar registrado aqui a minha impressão:

    Blog está muito interessante, eu como historiadora vou até indicar para aquelas pessoas que se interessam pela história do cangaço nordestino!!!
    As imagens e fotos realmente me surpreenderam!!! Quanta riqueza a história e a cultura do nordeste!!!
    Devo dizer José Mendes Pereira : Parabéns pelo excelente trabalho feito neste blog!!!
    Tenho certeza que muitos que vierem fazer uma visita vão gostar muito!!!
    Sucesso! Sucesso! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. José Mendes Pereira, eu acabei colocando o endereço errado do blog que você visitou, o enderço é:
    http://doceespiritosanto.blogspot.com/
    E de novo muito obrigada pela visita!!!
    Estou com 03 blogs com objetivo de usar a internet para evangelização e nestes tenho postado poesias, reflexões e trechos de alguns livros que considero edificantes, os endereços são:
    http://soapaixonadosporjesus.blogspot.com/
    http://deusteamaimensdamente.blogspot.com/
    http://doceespiritosanto.blogspot.com/

    Desejo muitas felicidades!!!

    ResponderExcluir