País passou de 35º. em 2010 para 20º. lugar este ano com toda a equipe premiada
Foto: Divulgação
Equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática na Holanda. O Brasil obteve seis das 280 medalhas da Olimpíada Internacional de Matemática deste ano.
Todos os seis representantes do País foram premiados, três com prata e três com bronze. O campeonato ocorre na Holanda. Com este resultado, os brasileiros se classificaram em 20º. lugar entre 101 países participantes.
Os estudantes André Macieira Braga, de Belo Horizonte (MG),
João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE),
Henrique Fiúza do Nascimento, de Brasília (DF), conquistaram as medalhas de prata
e Débora Barbosa Alves, de São Paulo (SP),
Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba (MG)
e Gustavo Lisbôa Empinotti, de Florianópolis (SC) ficaram com bronze. Ao todo, 564 estudantes, entre 14 e 19 anos participaram da competição.
Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória.
Em cada dia, os participantes resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4 horas e meia de prova. A resolução destes problemas requer mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.
Participação brasileira melhora
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é realizada desde 1959. O Brasil participa desde 1979 conquistando desde então um total de 96 medalhas, sendo oito de ouro, 26 de prata e 62 de bronze. Em 2008, chegou a ficar em 16º na classificação geral, mas no ano passado, com duas pratas e um bronze, estava em 35º. lugar.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).
Inspirada nela, foi criada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em que tem se destacado a pequena cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, e os colégios militares.
Fonte: www.ig.com.br
Informação:
Se você, aluno, deseja participar desta competição, aí está o nome do órgão que promove este concurso. Quem sabe, no próximo você esteja participando desta competição.
Já dei o meu recado e tem o meu insentivo.
O sol nasceu para todos.
J. Mendes Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário