Seguidores

domingo, 3 de julho de 2011

REVENDO COMENTÁRIOS

            Este é um comentário do pesquisador e colecionador do cangaço, Ivanildo Alves da Silveira,


 sobre o artigo:  "ALAGADIÇO E A POLÊMICA   SAGA DE ZÉ BAIANO", escrito por  Manoel Severo,

 

publicado no blog: "Cariri Cangaço", em novembro de 2009. 

             Amigo Severo:

             Parabéns pela matéria sobre o famigerado "ZÉ BAIANO".


Zé Baiano

            Realmente, quem tiver a oportunidade de ir a Sergipe, não deixe de dar um pulinho até o povoado de ALAGADIÇO (dista 70 km de Aracaju). Nesse local, estão os restos mortais de ZÉ BAIANO, e mais três cangaceiros.

 Local onde estão enterrados os restos mortais de:
 Zé Baiano, Demudado, Chico Peste e Acelino.
           
           O escritor Antonio Porfírio, que possui uma chácara na comunidade, acima nominada, possui um Museu, com objetos de cangaceiros (armas, punhais, objetos..etc..), e tem o prazer de mostrar aos visitantes.

Dr. Antonio Porfírio - Pesquisador
           
            Conheça, também, "A TOCA DE ONÇA", gruta de pedra, na fazenda Caipora/Alagadiço, onde o Zé Baiano se escondia.

A toca de Onça
         
           Também, na área, existe um famoso pé de MULUNGU, que apresenta um profundo buraco em sua base, onde Zé Baiano, guardava armas, dinheiro e jóias.


           Em Aracaju/SE, o visitante poderá conhecer o "Memorial de Sergipe", situado na AV. Via costeira, onde tem uma sala, totalmente dedicada ao cangaço.


           Nele, você conhecerá a "CRUZ" original, a qual foi colocada em Angicos pelo Cel. João Bezerra, em homenagem à Batalha/Morte de Lampião.

 O homem que está segurando o chapéu, é Cel. João Bezerra.
O que está em cima da pedra, é o Sr. Manoel Pereira, chefe da estação de trem de Piranhas. E ao centro o ferreiro da estação, que ajudou na construção da cruz. 
     
          Lá, também, tem um rico acervo (armas, punhais, bornais, cartucheiras, retratos...etc..etc..)ligados ao ciclo do cangaço.

          
OBSERVEM CUIDADOSAMENTE

            Vejam logo abaixo, sensacionais "fotos", postadas, originalmente, na Comunidade Lampião - discussão técnica pelo grande garimpador do cangaço, o nosso amigo "Rubens Antonio", referente à exumação dos corpos do famigerado "Zé Baiano"e seus comparsas, "Acelino, Demudado, e Chico Peste", no povoado do Alagadiço, município de Frei Paulo, no Estado de Sergipe. ...


Zé Baiano

         
           Corpos de  Zé Baiano, Demudado, Chico Peste e  Acelino, após a exumação no lugar "Alagadiço", município de Frei Paulo-SE. 


Grupo de extermínio

Foto: Museu Particular de Alagadiço do escritor,
Dr. Antonio Porfírio

             A cima, grupo de civis liderados por "Antonio de Chiquinha" (punhal na mão), que mataram o famigerado Zé Baiano e seus comparsas. 

            
            Cruz contendo os nomes dos cangaceiros mortos, Alagadiço - Frei Paulo - Sergipe.


             Urna de vidro, que guarda os ossos dos cangaceiros: Zé Baiano, Chico Peste, Demudado e Acelino. Observar que os ossos, estão devidamente acondicionados e preservados.
             Obs: As fotos do túmulo de Zé Baiano pertencem ao nosso arquivo pessoal, e foram feitas quando de nossa visita ao local em 2008, devidamente acompanhdo pelo amigo, o Dr. Antonio Porfírio, grande conhecedor da "Saga dos cangaceiros naquela região".


Um abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço


Parabém ao Doutor Ivanildo Alves pelo excelente  trabalho.


José Mendes Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário