Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Monxorós - Mossoró - Índios



Os monxorós são os integrantes de uma tribo indígena brasileira que posteriormente deu nome a cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

 

Os índios monxorós, primeiros habitantes da região, eram, segundo o historiador Luiz da Câmara Cascudo, cariris. Há quem os designassem como da família dos potiguares e até mesmo como tapuias.

Índios Tapuias

Os monxorós eram de "tipo baixo, ágil, platicefalo, com hábitos de guerra e espírito taciturno", características dos cariris, adianta o etnólogo norte-rio-grandense.

Índios Cariris

 

No começo do século XVIII, foram os monxorós evacuados para a serra dos Dormentes, em Portalegre, sendo em 1749, vencidos pelos paiacús, auxiliados por Carlos Barromeu e Clemente Gomes de Amorim, dispersados e finalmente absorvidos por outras tribos mais fortes.

Cascudo diz que o topônimo provém dos cariris monxorós ou mossorós. Para Antônio Soares, Mossoró é corruptela de mô-çoroc, vocábulo indígena que significa fazer roturas, o que rasga, rompe ou abre fendas. "Aplica-se bem ao rio Mossoró, que rasgou ou rompeu a terra marginal em diversos pontos, formando camboas". No mesmo trabalho, cita Miliet de Saint Adolfhe para quem o nome teria vindo de uns índios aldeados nas proximidades da foz do Apodi, que seriam os Macarus (ou Maçarus). Cita ainda Saldanhas Marinho, para quem "Mossoró" era corruptela de mororó, árvore muito flexível, resistente e vulgar no norte.


Fonte para pesquisa:


Mossoró. Departamento Estadual de Imprensa,DEI,Rio Grande do Norte. Página visitada em 24-4-2009.
 Mossoró, Rio Grande do Norte, Histórico. IBGE. Página visitada em 24-4-2009.
Toponímia do Rio Grande do Norte. CASCUDO_Luís da Câmara. "Nomes da Terra". Editora Sebo Vermelho. Natal RN. 2004. Página visitada em 24-4-2009.
Alguns aspectos históricos e geográficos do município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Página visitada em 24-4-2009. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário