Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

"Abrace seu filho antes que o crack o faça"


"Abrace seu filho antes que o crack o faça"
campanha está sendo desenvolvida em Nova Petrópolis. Reprodução Banner está sendo divulgado em diversos meios de comunicação.

O município de Nova Petrópolis lançou campanha contra o Crack. Serão publicados os "Sete princípios contra a dependência de drogas", dirigido a pais e educadores. É um material elaborado por pesquisadores alemães, que enfoca a prevenção desde a mais tenra infância.

1º. Princípio: As crianças precisam de segurança emocional

Esta é a premissa mais importante para o desenvolvimento psíquico sadio de seu filho, e para a proteção contra os vícios no futuro. As crianças precisam de segurança emocional. Concretamente isto significa que necessitam estar certas do amor e da dedicação de seus pais e de outros adultos que fazem parte do seu mundo.
Neste contexto é muito importante lembrar o seguinte: não basta apenas amar seu filho. É necessário demonstrar esse amor de forma clara, de modo que ele o perceba. O que está em jogo aqui são os sentimentos, e as crianças têm uma forma particular de lidar com eles.
De acordo com a faixa etária, as necessidades emocionais das crianças se manifestam de formas diferentes. Desde o ventre materno a criança ouve a voz de seus pais e provavelmente pode sentir seu amor e dedicação. No caso de bebês e crianças pequenas, o contato da pele é muito importante. Mesmo as crianças maiores querem ser afagadas e abraçadas. Os pais devem tirar o tempo necessário para satisfazer esta necessidade de contato físico com os filhos. Com o tempo, a própria criança dará o parâmetro de quanto tempo de contato físico necessita.
Normalmente as crianças expressam suas emoções de forma mais direta e intensa que os adultos, o que muitas vezes leva a desentendimentos. Os pais não deveriam deixar-se influenciar por isso. Muitos têm, durante muitos dias e também muitas noites, a impressão de estarem sendo super-exigidos por seus filhos. Nem sempre conseguem ter a paciência e a tolerância necessárias para enfrentar essas situações.
Não existem nem jamais existirão pais perfeitos. Enquanto os desentendimentos e as brigas entre pais e filhos não são constantes e não se caracterizam por gritarias e espancamentos, o problema não é tão grave assim. Todavia, existe uma situação na qual você sempre deverá ter a mesma atitude: quando seu filho desejar se afagado e abraçado, seus braços deverão estar sempre abertos.
As crianças necessitam de alguém que as pegue no colo. Principalmente depois de uma briga. Você deverá estar disposto a perdoar e a ceder, mesmo se no momento você esteja convicto de estar com a razão! É muito doloros para uma criança se os seus pais lhe privam o afeto durante horas, ou se os mandam para cama sem um gesto de perdão.
Segurança emocional significa poder dizer: "Mesmo que eu esteja estressado, ou que não tenha tempo para você, ou que estejamos nos desentendendo, apesar de tudo, pode ter certeza de que o amo, assim como você é."
As crianças precisam dessa confiança básica de outras pessoas para que possam criar confiança em si mesmas. Aquelas que têm autoconfiança e que sabem procurar ajuda com outras pessoas, mais tarde não precisarão fugir para as drogas.

(Colaboração do Pastor Paulo Einsfeld, pela Equipe Ecumênica de Nova Petrópolis/RS)
Autor:   A campanha está sendo desenvolvida em Nova Petrópolis - (Colaboração do Pastor Paulo Einsfeld, pela Equipe Ecumênica de Nova Petrópolis/RS)

Extraído do Blog: "Folha do delegado, do Delegado de Polícia Civil no Estado de Sergipe.
licoes+de+vida/+abrace+seu+filho+antes+que+o+crack+o+faca+

Nenhum comentário:

Postar um comentário