Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Grande empresário engana Lampião e quase lhe vende o pão

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

Foi na Serra do Machado em Ribeirópolis, no Estado de Sergipe, no ano de 1935,
que o grande empresário engana Lampião e quase lhe vende o pão
Minha intenção é focalizar passagens da história de Mamede Paes Mendonça, filho de Elisiário e Maria da Conceição, proprietários de um sítio em Serra do Machado, Distrito de Ribeirópolis-SE. Quando criança quebrou um braço, passou a estudar e a ser feirante, vendendo o que o sítio produzia. Seu primeiro investimento foi uma padaria, no ano de 1935, na Serra do Machado no Município de Ribeirópolis - Sergipe.  
Numa madrugada, recebeu Lampião que levou toda a produção de pães. Com sua simplicidade seu Mamede conquistou Lampião, levando-o até a querer pagar. Com sua visão logo foi empresário em Itabaiana, Aracaju, Salvador, expandindo para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Grande história de um grande homem, que com muita sabedoria sobre contornar o temível Lampião.

Extraído do blog: Portal do Cangaço de Serrinha - BA.

Um comentário:

  1. Anônimo22:10:00

    Imagine, o cidadão em plena madrugada, trabalhando despreocupadamente em sua padaria, no interior de Sergipe, e de repente o local ser invadido por um bando de cangaceiros comandados por ninguém menos que o temível Lampião.
    Qualquer um reles mortal numa situação idêntica, tremeria na base, se borraria todo.

    Mas, conforme nos relata o amigo Guilherme Machado, grande pesquisador do cangaço, o Sr Mamede com sua simplicidade e sabedoria enganou Lampião.

    A segurança dos argumentos foi tão forte, tão convincente que Lampião caiu na lábia do sábio comerciante, ao ponto de quase pagar pelos pães que acabara de subtrair.
    Não foi por acaso que o Sr Mamede Paes Mendonça tornou-se um dos maiores empresários do Brasil.

    ResponderExcluir