Seguidores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Por uma verdadeira valorização da obra de Câmara Cascudo


Câmara Cascudo nos deixou um grande legado. Desenvolveu uma vasta obra que versou sobre os mais variados temas. Demonstrou grande acuidade analítica ao tentar compreender nossas especificidades culturais, históricas e sociais. No entanto, apesar de sua produção intelectual, as duas principais correntes predominantes interpretativas de seu pensamento não conseguiram, nem de longe, tangenciar as suas reais potencialidades teóricas.
Fonte: dacadeirinhadearruar.blogspot.com
A primeira escola – seguida pelo oficialato da cidade – se notabilizou e continua a se destacar por salientar as capacidades extraordinárias de Câmara Cascudo e de como é bom Natal ter um intelectual representativo no cenário nacional. Os seus interlocutores ficam restritos a uma leitura biográfica – um pouco fantasiosa, diga-se de passagem – do pensador.
Memorial Câmara Cascudo - Fonte: scriptusest.blogspot.com
Os fatores que dizem respeito à discussão da validade das suas análises sócio-antropológicas são quase que desconsiderados. Tratam, mesmo quando estudam o seu itinerário, de esquecer, sobretudo, da ligação do ilustre natalense com os grupos políticos mais conservadores de sua época. Os representantes desta corrente se apresentam como os “interpretes autorizados” e se autodenominam “cascudianos”. São sempre lembrados quando alguma instituição local resolve fazer algum colóquio, congresso ou seminário para nos lembrar o quanto Câmara Cascudo era inteligente e que ele nasceu em terras potiguares.
Fonte: almadobeco2.blogspot.com
A segunda vertente – a que se diz complexa – também não perde a viagem quando o assunto é empreender uma interpretação irreal de Cascudo. Na perspectiva desse movimento (pseudo) teórico, Câmara Cascudo chega a ser comparado com o antropólogo francês Claude Levi-Strauss.


Ora, qualquer aluno iniciante de antropologia sabe que Câmara Cascudo e Levi-Strauss se enquadraram em duas tradições dispares de pensamento.

Eles cultivaram metodologias e referencias científicas distintas. Dizer que há uma obra similar é como querer juntar o céu com a terra. Essa (absurda) associação nos mostra que pensar de modo verdadeiramente complexo é algo que se realiza na prática. Não se resolve por um ato nominalista.

Fonte: biblioteca.ibge.gov.br

Não há a menor possibilidade de negar a importância biográfica e intelectual do nobre pensador. Esta não é a intenção deste opúsculo. Muito pelo contrário! A questão que se tenta expor é que um pensador como Câmara Cascudo merece muito mais. Para além dos floreios verborrágicos e das agregações estapafúrdias, é relevante entender que a teoria de cascudo pode efetivamente ajudar a compreender o que faz do Brasil, Brasil. Esta foi, sem dúvida, a sua maior contribuição.

Fonte:


Postado por: Blog do Mendes e Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário