Seguidores

sábado, 21 de janeiro de 2012

Origem do Melhor Retrato de Virgulino Ferreira da Silva "Lampião"

Por: Guilherme Machado
[semp+020.jpg]

A foto foi feita em Juazeiro do Norte em 1926, por dois fotógrafos, um do Crato e o outro de Barbalha, Região do Cariri Cearense.


Este retrato acima de Virgulino Ferreira da Silva "Lampião" é o mais belo dos belos retratos do rei do cangaço...  Lampião foi ao Juazeiro do Norte enganado, segundo o Padre Cicero, por interesses de alguns. 


Foi lhe entregue uma carta onde aparecia o nome de Cicero Romão Batista, escrita a ele e entregue, pelo tenente Chagas, da Força Batalhão Patriótico, forças criada pelo médico Baiano Floro Bartolomeu... Situação embaraçada para o meu Padim Padre Ciço. O santo homem teve que se desdobrar para que nada acontecesse com Lampião e sua cabroeira...O padre lhe perguntou:  "o que tu veio fazer aqui, Virgulino?" Lampião respondeu-lhe: "Atender ao seu chamado, Meu Padim. - disse-lhe mostrando a tal carta". 

O pobre padre ficou sem ação, e pensou: "Diacho ele veio em meu nome. Alguém o enganou... não posso deixar que nada o aconteça..."

Lampião passou dois dias em Juazeiro e virou até celebridade, sendo visitado por quase os 4 mil habitantes de Juazeiro. Foi entrevistado pelo jornalista, Otacílio Macedo, que com ele trouxe dois fotógrafos: Lauro Cabral,  da Cidade de Barbalha e Pedro Maia, da Cidade do Crato, Foram os autores do melhor retrato de Lampião. A foto foi tirada no dia 7 de Março de 1926, em Juazeiro do Norte Ceará.

Extraído do blog: 
Portal do Cangaço de Serrinha -BA.
Do amigo Guilherme Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário