Seguidores

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Sebo Vermelho

 Antonio Ferreira da Silva Neto
[Eliza+e+Neto.jpg]
O Sebo Vermelho abre as portas nesta quarta-feira para o lançamento do livro "Lampião em Mossoró", do historiador Raimundo Nonato. Falecido em 1993, Nonato construiu sua obra a partir da análise de documentos e pesquisas em publicações da época. Hoje, surante todo o dia, o livro, de 325 páginas, custará R$ 30, depois o preço de capa sobe para R$ 40.
Reprodução

Originalmente publicado em 1955, o título traz preciosidades como o depoimento do cangaceiro Jararaca, capturado pela polícia mossoroense e morto na prisão, publicado no jornal O Mossoroense; e a transcrição do diário do coronel Antônio Gurgel, que registrou a experiência de ter sido refém do bando de Lampião por 16 dias. Também reproduz o suposto bilhete enviado por Lampião ao prefeito de Mossoró em junho de 1927; e traz uma fotografia da milícia formada para defender a cidade.

"Tudo aconteceu no dia 13 de junho, fim de tarde de uma segunda-feira chuvosa, quando Lampião entrou em Mossoró, perdeu dois cangaceiros e colecionou sua maior derrota", diz a obra, que ainda aponta como culpado o jagunço potiguar Massilon, "que fez a cachola de Virgolino, dizendo ser negócio atacar a terra de Santa Luzia".

"Lampião em Mossoró" traz narrativa cronológica, imagens históricas, poemas da época sobre o episódio, transcrição de documentos e referência de processos atribuídos ao bando de Virgolino Lampião ferreira. A edição apresentada pelo Sebo Vermelho é um fac-símile da segunda versão do livro de Nonato, de 1956. Raimundo Nonato (1907-1993), patrono da cadeira 38 da Academia Mossoroense de Letras, lançou 96 livros, dentre os quais também escreveu sobre "A Revolução de Trinta em Serra Negra" (1955) e o cangaceiro de Patu "Jesuíno Brilhante - o cangaceiro romântico" (1970).

Fonte: Tribuna do norte
Atenciosamente,
Neto - Natal/RN
Enviado pelo pesquisador do cangaço:
Neto Silva, do "Blog do Neto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário