Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

28 de julho, 2012 - Laser Vídeo

Por: Aderbal Nogueira
Paulo Gastão e Aderbal Nogueira

Amigos.

Ao longo do tempo conheci várias pessoas nessa andança em busca das histórias do cangaço.  Através de Paulo Gastão cheguei à figura de Alcino Alves, em 1997.

Alcino Alves Costa

Unanimidade não existe, mas Alcino se aproxima dela. Pessoa que cativa a todos que tiveram e tem o prazer de conhecê-lo.

Nesse último 28 de julho de 2012 estivemos mais uma vez na grota de Angico para prestar homenagem às 12 pessoas que lá tombaram em combate. Nessa mesma ocasião fizemos uma visita a Alcino, que encontra-se adoentado, para prestar-lhe uma justa homenagem a tão brilhante serviço em prol da historiografia do seu sertão natal e, em especial, à história do cangaço.

Esse modesto clip é o reconhecimento a essa pessoa que muito me orgulho de chamar de AMIGO.


Trechos da 15ª Missa do Cangaço e lançamento de "Maria do Sertão" um romance do decano de Poço Redondo. 

Alem de Familiares, amigos e parentes o evento contou com as ilustres presença dos pesquisadores: Juliana Schiara e Tomaz Cysne (representando o GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará que juntamente com Aderbal Nogueira conferiram a Alcino um título de sócio honorário da entidade); Do pesquisador e editor professor Pereira e esposa; Pesquisadora Dra Francisquinha (neta do cangaceiro Sabino Gore); Neli (filha do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha); Secretário de Turismo da cidade de Piranhas, AL e pesquisador Jairo Luiz; Professor e pesquisador Wilson Seraine; pesquisador e e escritor Antonio Vilela; Jornalista e pesquisador Felipe Caixeta; Professora e pesquisadora Ana Lúcia "Aninha "do Ò" entre outros.

Att Aderbal Nogueira
Documentarista
Fortaleza, Ceará

Uma produção da Laser Vídeo, do cineasta e pesquisador do cangaço:
Aderbal Nogueira

3 comentários:

  1. Aderbal Nogueira:

    Parabéns pelo seu excelente trabalho.
    Quem ainda não conhece a história do "Cangaço", precisa urgentemente estudar esta literatura tão bem escrita pelos homens da sabedoria, sem fantasias e sem calúnias contra os sofridos e crueis cangaceiros. É claro que eles foram homens da "maldade", mas só quem sabe explicar o porquê de tantas crueldades que fizeram, é o grande Deus.
    Nós não sabemos o porquê e não devemos julgá-los. O melhor será calarmos a boca, para não dizermos tantas besteiras, se não sabemos julgá-los.

    ResponderExcluir
  2. Grande Aderbal Nogueira, sem dúvida alguma, um amigo sincero. Bem, nem preciso dizer o quanto sou grata pela homenagem feita a Alcino,como todos sabem, Alcino é mais que um amigo, é meu mestre, meu pai,um norte em minha vida. Amar Alcino é a coisa mais fácil do mundo, admirá-lo é inevítável.

    Obrigada pela postagem amigo Mendes. Mais uma vez obrigada pela justa homenagem Aderbal.

    Abraço Fraterno.

    Juliana Ischiara

    ResponderExcluir
  3. Amigo Aderbal nogueira:

    A música escolhida par este documentário é muito bonita

    ResponderExcluir