Por: Geraldo Maia do Nascimento
No dia 02 de agosto de 1912 deu–se a inauguração do Colégio Sagrado Coração de Maria, com afluência de famílias e populares, além de autoridades do município, dentre estas o Tent. Cel. Cunha da Mota, vice-Presidente do Conselho Municipal, em exercício, Padre André de Araújo, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, Cel. Bento Praxes e Tércio Rosado Maia.
A direção do referido estabelecimento de ensino destinado ao sexo feminino foi entregue às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas, refugiadas e expatriadas de Portugal pela perseguição religiosa de 1910.
As Irmãs Maria Leocádia do Menino Jesus (primeira Diretora) e suas auxiliares, Irmãs Rosária de São Francisco, Maria do Divino Coração, Maria da Visitação e irmãs Helena e Rute, estavam já dois meses em Mossoró, hóspedes do industrial Raimundo Fernandes, delineado planos que adotariam para a edificante missão que tomariam de responsabilidades.
O prédio do Colégio, construído em precária situação em 1904, passou por reformas por iniciativa e às expensas do poder público municipal.
Sua capela, de invocação a S. Francisco de Assis, foi construída em 1917.
Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário