Seguidores

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Leitura: Cangaceiros de Lampião de A a Z.

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião

O presente trabalho Cangaceiros de Lampião de A a Z, do escritor e pesquisador Bismarck Martins de Oliveira, é uma obra excepcional. Apesar de não ser nada fácil catalogar todos os cangaceiros que seguiram Lampião e lutaram ao seu ou obdeceram suas ordens, durante seus mais de vinte anos que aterrorizou o nordeste, este livro possui muitas informações da vida desses homens nômandes que percorreram muitos dos estados nordestinos do Brasil.

O que me chamou atenção, foi haver alguns nomes de cangaceiros que eram natural do estado do Rio Grande do Norte. Pois muitas pessoas que conheço e até eu mesmo acreditavámos que o único cangaceiro que era natural do RN, foi na verdade Jesuino Brilhante (Patu-RN) e Massilon (Luiz Gomes-RN). O escritor Bismarck relata na página 4 que “o maior problema para que se faça uma catalogação dos sertanejos que enveredaram pelos caminhos do cangaço é, sem dúvida, a tática que usavam os chefes de cangaceiros – de substituírem as baixas nos grupos por outros recém-recrutados na região, que recebiam o mesmo nome daqueles a quem iriam substituir”. Concordo com o escritor. Realmente temos que tirá o chapéu para esses chefes de bandos de cangaceiros que foram excelentes estrategistas.

Fiz abaixo uma relação de nomes de cangaceiros que consta no livro serem natural do Rio Grande do Norte, porém não há informação do local de nascimento, há não ser o de Massilon.
Julio Porto pg 148; Juriti II pg 150; João Batista Soares; Latejo pg 156; Lucio Brilhante pg 163; Luis Brilhante pg 163; Massilon Massilon Leite de Oliveira – Benevides pg 188; Moderno Virgínio Fortunato da Silva pg 197; foi casado com uma irmã de Lampião; Pau Ferro – pg 223; Vicente Brilhante, pg 273.

Como vemos acima, alguns homens do RN entraram para o cangaço, e estiveram lado a lado com o rei do cangaço. Alguns participaram de ações juntamente com Lampião e logo depois o abandonou. Talvez só pra conseguir algum dinheiro para escapar da mazela da seca que devastava o nosso sertão, se vingar de algum coronel fazendeiro ou até mesmo da perseguição das volantes.

Caro escritor e pesquisador Bismarck Martins de Oliveira, seu livro “Lampião de A a Z” é de um valor histórico e bibliotecário excepcional. A história nordestina é extraordinária. Está recheada de fatos marcantes. Temos que agradecer a esses escritores e historiadores que, com muita dificuldade e perseverança, segue a trilha que esses cangaceiros percorreram a muitos anos atrás.

Parabéns pelo excelente livro, Neto – Natal-RN.

http://afnneto.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário