Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

Outras invasões de Lampião e sua malta


A primeira cidade cearense que Lampião esteve na ida à juazeiro, no Estado do Ceará no dia 02-03 1926, foi Jati (antiga Macapá), com 49 cabras, Lampião se apresentou aos tenentes Barroso, encarregado do comando do destacamento local, e Verissimo Gondim, cuja força volante chegou no dia anterior.


A próxima cidade depois de Jati, indo ao Juazeiro-Ce, foi a cidade de Porteiras, e lá foram recebidos pelo prefeito Franklin Pinheiro, mais conhecido por Franco Pinheiro, primo de Antonio da Piçarra. Ali, pernoitaram. A sequência de viagem levou-os em 03 de Março, à Fazenda Laranjeiras, de Antonio Pinheiro, irmão do prefeito de Porteiras, onde almoçaram. No início da tarde seguiram em direção à Serra do Araripe, para casa do coronel Santana, na Fazenda Serra do Mato, onde passaram a noite.


Ao amanhecer do dia seguinte, vindo Lampião da cidade de Porteiras, na ida ao Juazeiro, chega com seus cabras à cidade de Barbalha, aonde chegaram entre 8:00 e 9:00. Os moradores ficaram a olhar as roupas dos cangaceiros. Os mais desembaraçados chegaram a conversar com alguns componentes do bando. Lampião fez ligeira refeição no hotel Centenário, que pertencia a Francisco Cordeiro, estando presentes várias autoridades, inclusive o prefeito, o coronel Henrique Fernandes Lopes Sobrinho. Bem em frente a esse estabelecimento, existia uma grande tamarineiro, sob cuja sombra abrigaram-se os cabras que acompanhavam Lampião naquela jornada.

Local da casa da Fazenda Tapera

No dia 26-08-1926, ao romper do dia, o grupo de cangaceiros dessa vez, era numeroso, chegando a cento e dez homens. Na casa da fazenda encontravam-se cinco homens destemidos: Manoel de Gilo, dois filhos seus e dois parentes. Manoel de Gilo confiante que seria socorrido pela força de setenta homens aquartelada em floresta, preparou-se para lutar contra os cangaceiros. Lampião bem armado, já com os fuzis que recebeu em Juazeiro-Ce para integrar no batalhão patriótico. O tiroteio prolongou-se por muito tempo, sem que a força de Floresta chegasse. À medida que o tempo passava, a esperança "dos Gilos" ia se acabando. Todos foram mortos.

Facebook
Página do Governador do Sertão

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:57:00

    Pois é Mendes, estando o cidadão com apenas 5 homens - por mais corajoso que fosse -, seria impossível lutar contra Lampião com 110 "cabras". SERIA SUICÍDIO ANUNCIADO.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir