Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

Lampião compositor - "Mulher Rendeira"

Lampião aos dez anos e aos 20 anos de idade

A canção Mulher Rendeira é um antigo tema popular, muito cantado nos sertões nordestinos ao tempo de Lampião, e cuja origem é controversa. 

Pe. Frederico Bezerra Maciel

Segundo a versão mais conhecida do Pe. Frederico Bezerra Maciel, regionalista pernambucano e biógrafo de Lampião, é de que o mesmo teria escrito os versos da versão original da música.

Câmara Cascudo

A ele se acrescenta Câmara Cascudo, segundo o qual Lampião teria feito escrito a letra em homenagem ao aniversário de sua avó d. Maria Jocosa Vieira Lopes ("Tia Jacosa") em 15 de setembro, que era uma rendeira.

Dona Maria Jacosa Vieira Lopes, avó de Lampião

Compôs a música entre Setembro de 1921 e Fevereiro de 1922, quando apresentou a música na cidade de Floresta no Estado de Pernambuco.


A música tornou-se praticamente um hino de guerra dos cangaceiros do bando de Lampião, tendo inclusive relatos de que o seu ataque a Mossoró em 1927, teria sido feito com mais de 50 cangaceiros cantando "Mulher Rendeira".

Mossoró-RN - blogdoskarlack.blogspot.com

Por isso foi incluído no premiado filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto, que o celebrizou no país e no exterior. Na ocasião, sofreu uma adaptação do compositor Zé do Norte (Alfredo Ricardo do Nascimento), autor de outras músicas do filme, que manteve a sua estrutura original. 

Zé do Norte

Existe também uma gravação de um antigo cabra do bando de Lampião, o cangaceiro Volta Seca, que gravou um LP (venil), pela gravadora Toda América, no ano de 1957.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva

Ilustrado por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário