Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

Mais invasões do perverso e sanguinário Lampião


Em 5 de Janeiro de 1932, Lampião invade a cidade de Canindé, no Estado de Sergipe. Nesta cidade violenta várias moças e saqueia o comércio local.

Em 8 de Janeiro de 1932, Lampião encontra-se com 32 cangaceiros na fazenda Maranduba, em Poço Redondo - SE. A força do tenente Manoel Neto com 100 soldados vai em perseguição travando grande combate. Na frente da força estava os soldados João Cavalcanti e Hercílio Nogueira, e estes foram os primeiros a tombaram. Adalgísio Nogueira, irmão de Hercílio tentou socorrer, e não levando sorte, também foi alvejado, morrendo no local. A força recuou com 6 soldados mortos e 12 feridos. Os cangaceiros perderam 3 cabras e um outro que de tão ferido Lampião o matou.

Em 20 de Janeiro de 1932, Lampião invade a cidade de Olindina - BA.

Em 22 de Abril de 1932, Lampião trava combate na fazenda Caldeirão, contra a força do tenente Abdon Menezes e Manoel Neto.

Em 11 de Agosto de 1932, combate entre o bando de Lampião e o tenente Ladislau, na fazenda Cajazeira, em Cipó, no Estado da Bahia.


Em 13 de Setembro de 1932, nasceu Expedita Ferreira Nunes, filha de Lampião e Maria Bonita, em Porto da Folha, no Estado de Sergipe.


Em 23 de Outubro de 1937, um subgrupo de Lampião, comandado por Corisco e Gato atacam violentamente a cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas.

Dadá e seu companheiro Corisco

O intuito era resgatar a cangaceira Inacinha, companheira de Gato. Em um dos ataques de uma volante, Inacinha foi ferida e levada pelos policiais. Gato não se conformando com o ocorrido, vai atrás, e ficou bastante ferido, e três dias depois falece. 

Fonte: http://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=A011BR662&p=biografia+de+Virgulino+Ferreira+da+Silva

Inacinha e seu companheiro Gato

"A ex-cangaceira morreu em 1957, de câncer, depois de ter lutado contra a doença, sem ver resultados, fugiu do hospital e mandou um mensageiro ir avisar ao marido que queria morrer em casa. Estevão selou uma junta de burros e foi atender ao último pedido da companheira. Em casa, Inacinha sofreu por alguns dias até descansar, deixando a eterna lembrança, no coração do homem que por ela ainda verte suas lágrimas. Estevão, ainda vive no Brejo do Burgo.

Gato, por pouco, não matou a própria mãe por ela ter feito comentários sobre as constantes aparições dos cangaceiros nas proximidades de sua casa. O cangaceiro dirigiu-se até a casa da mãe, com a finalidade de cortar a sua língua, sendo dissuadido por alguns familiares do macabro intento, sem deixar de mostrar prá mãe dois facões que portava na cintura, dizendo: Este é o cala a boca corno, e este é o bateu cagô”.

Fonte: João de Sousa Lima co-autor do livro "AS CAATINGAS" organizado por Juracy Marques.

Material do acervo do Dr. Ivanildo Alves Silveira

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2009/10/gato-o-sanguinario-cangaceiro.html

Ilustrado por: José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo13:41:00

    Caro Mendes, como você sabe, eu sou baiano e já trabalhei em Olindina, e não sabia que o Rei do Cangaço esteve nessa Cidade. É VIVENDO E APRENDENDO.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Grande Antonio de Oliveira:

    Pelo menos é o que diz o site, que Lampião esteve em Olindina.

    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir