Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2014

28 de Julho de 2014, 76 anos da morte de Lampião

Por José Mendes Pereira

Caros amigos do blogdomendesemendes:

Hoje, 28 de Julho de 2014, estão completando 76 anos que, na madrugada de 28 de Julho de 1938, aconteceu na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, em terras da cidade de Poço Redondo, a chacina aos cangaceiros: 1 - Lampião, 2 - Quinta Feira, 3 - Maria Bonita, 4 - Luiz Pedro, 5 – Mergulhão, 6 – Alecrim, 7 - Enedina, 8 – Moeda, 9 Elétrico, 10 – Colchete, 11- Macela, além do volante policial  de nome Adrião Pedro de Souza.

Soldado Adrião Pedro de Souza

Entre homens e mulheres eram mais de trinta cangaceiros que se encontravam no coito, cujo local era a Grota de Angico em Sergipe.

Uns afirmam que houve traição por parte de um dos coiteiros chamado Pedro de Cândido.

Pedro de Cândido é o da esquerda

Outros afirmam que o traidor foi o coiteiro de nome Joca Bernardes, que já estava enciumado com as paparicadas que o Pedro de Cândido fazia com os cangaceiros.

O coiteiro Joca Bernardes

O certo é que com a morte do rei Lampião, o cangaço foi de ladeira abaixo, vez que muitos deles confiavam mesmo era no rei, e era difícil outro cangaceiro que tivesse artimanhas como tinha Lampião, e o substituísse com sucesso.

Mataram o Lampião, mas se analisarmos direitinho, notamos que Lampião apenas quis mostrar que era fácil administrar vários Estados sem medo das autoridades, mas agora é que está cheio de Lampião, como disse o rei do baião em uma das suas músicas.

Nota: o que escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. 

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo20:27:00

    Exatamente Caro Mendes e Adryanna Karlla, O VINTE E OITO DE JULHO deve ser uma data bem lembrada entre Poço Redondo e Piranhas.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir