Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Atuo como documentarista

Por Rubens Antonio

Tenho ao longo dos últimos 10 anos, estado em arquivos e bibliotecas do Estado da Bahia, fotografando jornais e documentos. Por que estou nesta busca de preservação? Aqui, um dos pacotes contendo jornais. 


A sigla "S.C.U" significa "Sem condições de uso". Vejam o estado em que se encontra esta amostra... Como estou numa operação de salvamento, mesmo a esses pacotes muito danificados estou tendo acesso que normalmente não se teria... Isto pois o objetivo é distribuir o produto, pelo menos, a todas as bibliotecas e estudiosos referenciais. 


Atualmente, tenho mais de 15.000 fotografias de artigos, matérias, resenhas, documentos diversos. Espero cumprir, assim, uma função oportuna... É... Atuar é isto... Não tenho intenção de colocar minhas palavras nos livros... não me fantasio de cangaceilhaço ou de estudioso... atuo como documentarista.... Minha missão é instrumentalizar os que lavraram a memória lá atrás... e os que sobre ela se debruçarão, escrevendo livros.



Tomara Deus que consigas recuperar o Máximo!

A pesquisador do cangaço Juliana Pereira disse:


Trabalho árduo, porém compensador... a história agradece. Assim como as pesquisas e os pesquisadores que sabem reconhecer o magnifico trabalho que você vem fazendo... eu o reverencio.

Wilma Maria Ferreira Leite concordou com a pesquisador do cangaço Juliana Pereira dizendo o seguinte: Idem!

No "Correio do Bomfim" de 26 de abril 1931:


Fonte: facebook
Página: Do pesquisador Rubens Antonio

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo16:32:00

    Pois é Documentarista Rubens Antonio, a função que você exerce, tenho certeza que vem contribuindo grandemente para a preservação da História e, para mim que sou neófito na História do Cangaço, muito mais ainda. Parabéns pela sua dedicação.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Ba.

    ResponderExcluir