Na época do cangaço, era comum os cangaceiros chegarem em uma fazenda ou vila, e obrigar a um morador da região, os acompanhar para servir de guia. Muito destes guias, com medo de represália da polícia, permaneciam no bando. Sempre eram usados para servirem de menino de recado e outros serviços domésticos.
Fotos do acervo do pesquisador do cangaço Geraldo Júnior O Cangaço - o cangaceiro que está assinalado com uma seta não foi reconhecido.
Embora se vestissem como cangaceiros, não tinham aptidão para aquela vida, quando aparecia uma oportunidade de fuga, não pensavam duas vezes: ganhavam o oco do mundo. Só vejo esta explicação para tantos anônimos no cangaço.
Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Acho que o pesquisador do cangaço Chagas Nascimento quis dizer o seguinte: Algumas fotos de cangaceiros serão difíceis as identificações dos indivíduos, vez que muitos deles não ficaram conhecidos, apenas acompanhavam o bando obrigados. Quando entravam para o bando, tinham que obedecer as normas, e muitos que fizeram parte do cangaço, não foi por paixão pelo o movimento, e sim apenas para se livrarem da polícia, que ela acreditava na possibilidade de serem coiteiros dos cangaceiros.
Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário