Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO


UM INTELECTUAL DO CANGAÇO: atuante nas ciências humanas – Magistrado e Historiador

Os invasores europeus chegaram ao Brasil pela região Nordeste e esta, do ponto de vista da economia, já foi a mais rica do país, durante o ciclo da cana-de-açúcar. Mas Ela é muito mais do que uma simples Região geográfica. No tocante ao espaço e ao tempo, o Nordeste brasileiro tem destaque cultural e histórico. (1)

No Nordeste brasileiro aconteceu a manifestação de vários fenômenos sociais que compõe a matriz histórica e cultural, a exemplo do cangaço, coronelismo, messianismo, etc.. Movimentos, tais como o Regionalista, de 1926 e liderado por Gilberto Freyre; e, o Armorial, sendo o seu o protagonista Ariano Suassuna.

Nos estudos, memorialísticos ou acadêmicos, têm várias publicações, em forma de livros, que, atestam as ações de diversos atores sociais com inserção nos mais variados cenários da manifestação dos fenômenos do Sertão nordestino. Podem-se citar tanto brasileiros como brasilianistas, que, escreveram sobre o Nordeste, em obras seminais, tais como: Frederico Pernambucano de Mello, através de GUERREIROS DO SOL (cangaço); Victor Nunes Leal, através de CORONELISMO, ENXADA E VOTO (coronelismo); Ralph Della Cava, através de MILAGRE EM JOAZEIRO (messianismo); Moema Selma D’Andrea, através de A TRADIÇÃO RE(DES)COBERTA (Regionalismo de 26); Idelette Muzart Fonseca dos Santos, através de EM DEMANDA DA POÉTICA POPULAR (Movimento Armorial). Aqui foram citadas apenas algumas obras para ilustrar a importância cultural e histórica do Nordeste brasileiro.

No caso específico do cangaço, ultimamente vem sendo publicado muitos livros sobre o citado fenômeno, aliás, tem autor especialista no tema com obras afins, como é o caso de Frederico Pernambucano de Mello, Antônio Amaury Corrêa de Araújo, João de Souza Lima, Alcino Alves da Costa, além de muitos Outros.

Neste simples texto, quero destacar o magistrado e historiador potiguar: Sérgio Augusto de Souza Dantas, mais conhecido por Doutor Sérgio Dantas.

Sérgio Dantas deu uma contribuição importantíssima à historiografia e à memória do tema cangaço. Escreve fluentemente e utiliza uma metodologia rigorosa através de confrontos das fontes: bibliográfica, documental e oralidade, através de entrevistas e depoimentos de contemporâneos aos fatos acontecidos. Um de seus estilos do ato de escrever, manifesta-se numa variada adjetivação do sujeito e colocar as notas no final de cada capítulo. Aliás, notas ricas em detalhes, mas acredito que seria melhor para o leitor se fosse transformadas em notas de rodapé. Uma simples sugestão. 

O citado Autor já escreveu quatro livros, a saber: 1) LAMPIÃO E O RIO GRANDE DO NORTE: A História da Grande Jornada, obra definitiva e seminal para se entender a tentativa de invasão, pelo bando lampiônico, a Mossoró-RN, em junho/1927 (2); 2) ANTÔNIO SILVINO: O Cangaço, O Homem, O Mito; 3) LAMPIÃO: Entre a Espada e a Lei; e, 4) CORISCO: A Sombra de Lampião. 

No tocante ao cangaceiro Corisco, já existiam duas obras publicadas: a de Paulo Gil Soares: VIDA, PAIXÃO E MORTES DE CORISCO: O Diabo Louro; e, a de Antônio Amaury Corrêa de Araújo: GENTE DE LAMPIÃO: Dadá e Corisco.

A última obra de Sérgio Dantas, CORISCO: A Sombra de Lampião, no momento começando a ler o 8º Capítulo, intitulado: NOVA OLINDA. A primeira impressão é que se trata da obra definitiva sobre Cristino Gomes da Silva Cleto, de alcunha Corisco, sem desmerecer as outras duas já citadas. Um autor que não se limita a escrever em escritório e sim, foram feitas várias pesquisas de campo e durante alguns anos. Utiliza livros, documentos e história oral com informações cruzadas e confrontadas. Continua a utilizar muita adjetivação. Não utiliza os falares sertanejos porque a língua falada no Brasil é o português e não existe a presença de dialetos, justifica o Autor. Também não utiliza a gradação dos fatos sobre a vida do cangaceiro Corisco e sim, uma sólida ordem cronológica.

Um excelente livro e recomendo a sua leitura.
Notas:
(1) ALBUQUERQUE JÚNIOR, Duval Muniz de. A INVENÇÃO DO NORDESTE E OUTRAS ARTES. 4ª Edição Revista. São Paulo-SP: Cortez, 2009.
(2) PAIVA, Melquíades Pinto. CANGAÇO: Uma Ampla Bibliografia Comentada. 1ª Edição. Fortaleza-CE: IMEPH, 2012.

Fonte: facebook
Página: Carlos Alberto Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário