Seguidores

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO DELMIRO GOUVEIA E A EDUCAÇÃO NA PEDRA


Olá! Gostaria de convidar a todos (as) amigos (as) para o lançamento da 3ª edição do livro Delmiro Gouveia e a educação na Pedra. Nesta nova edição revista e ampliada, o prefácio a 3ª edição escrito pela antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UFRJ/UERJ), e um novo capítulo (IV) intitulado Rupturas e Permanências no projeto educacional original da Pedra. Aguardo a presença de todos na Bienal Internacional do Livro.

Resumo: O título do livro de Edvaldo Francisco Nascimento é autoexplicativo: a educação do homem sertanejo. O jogo de palavras e significados está na Pedra, símbolo de uma educação do homem nordestino cantada em poema de João Cabral de Melo Neto e o nome da fábrica criada pelo industrial Delmiro Gouveia. Não uma educação perdida no mapa e no calendário, mas localizada no projeto de modernização e industrialização do interior de Alagoas ao tempo de Delmiro Gouveia. O empreendimento industrial do homem que fundou a Fábrica da Pedra e como se realizou o processo pedagógico e civilizatório dos homens, mulheres e crianças em torno da sua indústria foi o desafio maior do professor Edvaldo.

Baseado numa visão do estudo da história social de forma moderna, apoiado em autores como Le Goff, Braudel e Marc Bloch, entre outros, o prof. Edvaldo pesquisou em arquivos públicos como o da Fundação Joaquim Nabuco, Museu Regional Delmiro Gouveia, Arquivo Público de Alagoas e o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além de entrevistas com ex-operários e moradores da Pedra.

O livro faz uma breve biografia de Delmiro Gouveia, desde a infância, primeiros empregos, o regresso forçado ao sertão, passa pela análise da educação na República Velha, a conjuntura sociopolítica da Alagoas naquela época até chegar ao estudo profundo das condições de ensino e do cotidiano na Pedra, suas consequências e um aprofundamento das novas relações sociais e educacionais.

Professor das redes Municipal e Estadual de Ensino no município de Delmiro Gouveia (AL), Edvaldo Francisco do Nascimento graduou-se em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde também fez especialização em Psicopedagogia. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fonte: facebook

http://meumundojosemendespereira.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário