Seguidores

quinta-feira, 28 de abril de 2016

FOTO MEMORÁVEL!

Por José Bezerra Lima Irmão
Tive a honra de fazer parte de um profícuo evento cultural em Dores, próspera cidade da entrada do sertão sergipano, a convite do meu amigo, professor JOÃO EVERTON DA CRUZ, titular da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Eventos, e do não menos amigo JOÃO MARCELO, Prefeito Municipal. Nesse evento festivo, com danças folclóricas, encenações e cantorias, que faz parte do projeto “Dores é Cultura”, aproveitei a oportunidade para fazer mais um lançamento do meu “Lampião – a Raposa das Caatingas”. Tive o prazer de rever o historiador João Paulo, Presidente da Academia Dorense de Letras, e a querida amiga Salete Nascimento, pioneira em Sergipe da Literatura de Cordel. Parabéns, João Everton! Parabéns, prefeito João Marcelo!

Foto memorável, tirada num encontro de escritores ocorrido em Missão Velha (Ceará), promovido pelo grupo Cariri Cangaço. 

A senhora que aparece à esquerda é sobrinha-neta do legendário coronel Antônio Joaquim de Santana, o conhecido coronel Santana, da fazenda Serra do Mato, na Chapada do Araripe, famoso coiteiro de Lampião, pai do então Juiz de Direito de Juazeiro, Dr. Juvêncio Joaquim de Santana, que foi Secretário de Justiça do Ceará. 

No centro, encontra-se minha querida amiga Neli Conceição, filha do casal de cangaceiros Moreno e Durvalina. A senhora à direita é dona Orlandina, filha do não menos famoso Isaías Arruada, que foi chefe político de Missão Velha e Aurora (Ceará), outro coiteiro de Lampião, com quem se desentendeu depois e tentou envenená-lo. Peço desculpas à sobrinha-neta do coronel Santana e ao cidadão na outra extremidade da foto, filho de dona Orlandina, por não declinar os seus nomes, pois infelizmente perdi as anotações que fiz naquela oportunidade. 

Se Manoel Severo Barbosa ou outro companheiro do Cariri Cangaço souber os nomes dessas ilustres figuras, por favor me informem. Ah, sim... Nessa foto estou segurando o meu livro "Lampião - a Raposa das Caatingas", que acabava de autografar para a sobrinha-neta do coronel Santana. Um abraço a todas essas pessoas. Espero revê-las.

Foto 2015

Em recente viagem divulgando o meu livro em Pernambuco e Alagoas, tive o prazer de encontrar essa grande figura humana, o Silva Júnior, misto de jornalista, poeta, empresário e "arquiteto" - ele mesmo projetou, desenvolveu e decorou o prédio de sua pousada em Canindé, onde me hospedei como um lorde. E olhe que eu não estava só: estava com "Lampião - a Raposa das Caatingas".

Foto 2015

Fiquei impressionado! Ao ser entrevistado na Rádio Excelsior sobre o meu livro “Lampião – a Raposa das Caatingas”, no programa “Alô Juventude”, que como o nome indica tem por alvo os jovens, sucederam-se telefonemas de toda parte, comentando e fazendo perguntas sobre Lampião, sobre Antônio Conselheiro e sobre o Padre Cícero, personagens que simbolizam a história do Nordeste, a terra do mandacaru, do xiquexique, da macambira – a terra do espinho. Mais que um livro sobre a história do cangaço, “Lampião – a Raposa das Caatingas” termina sendo um esboço da história do Nordeste. Agradeço o apoio do jornalista Renê Vilela na divulgação do meu trabalho. Um abraço ao Pablo Reis. Divulgar um livro é mais difícil do que escrevê-lo.

Foto 2015

Amigos pesquisadores do tema cangaço: sempre que passarem por Poço Redondo, não deixem de visitar o MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA. Alcino – o Vaqueiro da História – foi o maior pesquisador dos assuntos do cangaço em Sergipe. O Memorial é mantido com zelo e carinho por seu filho Rangel Alves da Costa. Estive lá recentemente em companhia de Oleone Coelho Fontes e fiquei emocionado ao ver como é reverenciada a figura de Alcino, com a exposição de fotografias, suas obras (inclusive os originais manuscritos ou datilografados) e objetos de uso, até suas inseparáveis sandálias, que ele usava até nos comícios: Alcino foi prefeito de Poço Redondo três vezes.

Foto 2015

Esta foto registra o momento em que assinei o termo de posse como Membro Correspondente da Academia Gloriense de Letras (AGL), em sessão solene realizada no dia 12 de dezembro de 2015. Este fato é de grande importância simbólica para mim, pois foi em Glória, antiga Boca da Mata, que vivi a minha infância. Escolhi como patrona minha professora do curso primário, Cleodice Tavares Lima.

Foto 2015

A Livraria Escariz é o Templo do Livro. Nesta última quinta-feira, na Escariz, durante o lançamento do livro "Joaquim Bento, o Poeta", de Souza Lima - da esquerda para a direita: Martha Hora, Cris Souza, João Lover, Souza Lima, eu (José Bezerra) e Domingos Pascoal. Martha tem na mão seu livro de poesias e crônicas "Desvendando Sombras e Sonhos". Souza Lima exibe o meu "Lampião - a Raposa das Caatingas". Cris, eu e Pascoal mostramos o livro que estava sendo lançado na ocasião, "Joaquim Bento, o Poeta", que conta a saga desse grande poeta paraibano, na visão de seu filho, meu querido amigo Sousa Lima. Viva a Escariz, o Templo do Livro! Viva a Literatura Sergipana!

Foto 2015

Não tenho culpa, mas esse Lampião anda muito exibido... Anda agora para cima e para baixo com o Deputado LUCIANO BISPO, digno Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, filho ilustre de Itabaiana, que honra a sua terra. Esta foto foi tirada na Bienal de Itabaiana, a festa do livro. Um abraço, deputado. Espero que arranje tempo para ler o meu modesto trabalho, "Lampião - a Raposa das Caatingas". E viva Itabaiana Grande!

Foto 2015

Flagrante histórico – para mim, evidentemente: a foto registra o momento em que passei às mãos do mestre Antônio Amaury Corrêa de Araújo o meu “Lampião – a Raposa das Caatingas”, por ocasião do “CARIRI CANGAÇO” em Piranhas, em julho de 2015. Antônio Amaury é o mais abnegado pesquisador do cangaço da atualidade. É impossível escrever sobre Lampião sem citar o mestre Amaury, pesquisador incansável, que dedicou a vida ao estudo da saga cangaceira.

 Foto: 2015

Foto 2015

Fonte: facebook
Página: José Bezerra Lima Irmão
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=536278843180280&set=a.399221386886027.1073741828.100003945080040&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário