Seguidores

terça-feira, 24 de maio de 2016

POMBALENSE É CONVIDADO PARA PARTICIPAR DE DEBATE COM PESQUISADORES EM EVENTO SOBRE O CANGAÇO


O pombalense José Tavares de Araújo Neto será um dos integrantes da mesa de debates do "Cariri Cangaço", que será realizado na cidade de Floresta (PE) nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio.


O grupo de Estudo “Cariri Cangaço”, que congrega os mais importantes pesquisadores e estudiosos da temática no Brasil, já realizou esse tipo de evento nos Estados do Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe, sendo a primeira vez que irá a Pernambuco, Estado natal dos mais importantes líderes do cangaço, como Antônio Silvino, Sinhô Pereira e Lampião.

No vizinho Estado também nasceram os mais destacados perseguidores de cangaceiros, a exemplo dos comandantes de volantes Tenente Theophanes Ferraz, que prendeu Antônio Silvino, Tenente Arlindo Rocha, além dos comandantes nazarenos João Flor e seus filhos: Odilon, Manoel, Euclides, Ildefonso; Manoel Neto, David e João Jurubeba e João Gomes de Lira.

Esta será a segunda vez que um pombalense participará de mesa de debate neste evento, reconhecido como o maior encontro de pesquisador do cangaço do Brasil.

No ano passado, o Professor José Romero de Araújo Cardoso, primo de José Tavares, foi o principal conferencista que teve como tema que tratou da relação entre o Coronel Zé Pereira e o bando de Lampião.


A mesa da qual o pombalense engenheiro agrônomo José Tavares fará parte irá debater sobre a participação do tenente João Gomes de Lira, que foi um dos notáveis perseguidores de Lampião conhecido por “Nazarenos”, denominação dada aos caçadores do rei do cangaço por serem originários do povoado de Nazaré do Pico, em Floresta – PE.

LIBERDADE PB
http://www.liberdadepb.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário