Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ALUNOS, PROFESSORES E O MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA


A professora Rosivânia Sandes já havia mantido contato comigo acerca de uma visita que os alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, do Assentamento Alto Bonito, farão ao Memorial Alcino Alves Costa no próximo dia 07. 


Mas hoje recebi um telefonema da coordenadora da escola indagando se era mesmo possível a visita. Confirmei que sim e ela se encheu de alegria. Afirmei que o Memorial se sente honrado com todos os visitantes, principalmente quando se trata de estudantes, pois ali o espaço privilegiado para o conhecimento da história sertaneja. 


Afirmei ainda que sentia muito não poder, pessoalmente, receber os alunos e professores, vez que me causa imenso prazer não apenas mostrar cada detalhe do acervo como fazer explanações sobre sua importância, enfatizando sempre a valorização de nossas raízes, nossa cultura e nossas tradições. E orgulho e prazer por expressar sobre aquilo que tanto amo. Também pelo fato de estar perante alunos que necessitam reconhecerem-se também importantes pela grandiosidade de seu chão, de sua pujante história, de sua riquíssima cultura. Sinto-me verdadeiramente encantado quando recebo visitas assim, como aconteceu outro dia com alunos da povoação Areias, bem como com muitas outras turmas que chegam acompanhadas de seus bons mestres. Que coisa maravilhosa compartilhar a minha própria vida - pois sou sertão - com aqueles pequeninos que a tudo admiram como que tomados de encantamento. Adoram tirar retratos com chapéu cangaceiro, adoram fotografar ao meu lado. E como adoro todos eles. E como me encanta reconhecer que o meu esforço e dedicação já produzem frutos tão maravilhosos: cada aluno, cada professor, cada visitante que ali chega, é como se, através da memória de meu pai, todo o sertão se eternizasse. E minha luta abençoada por Deus!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1349211021765373&set=a.476409229045561.113151.100000294638614&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário