Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2017

E VOCÊ, LEITOR, ACHA QUE ALÉM DO EZEQUIEL FERREIRA DA SILVA MARIA BONITA CONHECEU JOÃO FERREIRA, VIRTUOSA, ANÁLIA E MARIA FERREIRA IRMÃOS DE LAMPIÃO QUE AINDA ESTAVAM VIVOS?

Por José Mendes Pereira

Eu acho que dos irmãos de Lampião Maria Bonita conheceu o Ezequiel Ferreira da Silva e o João Ferreira da Silva (dos Santos).

Este último havia morado no município de Propiá no Estado de Sergipe, e me parece que foi nesse mesmo período que Lampião foi assassinado.

Eu me baseio João Ferreira ter morado em Propiá no que diz o pesquisador do cangaço Guilherme Machado em seu blog: http://portaldocangaco.blogspot.com.br/…/rarissima-fotograf…

(...) "Seu João Ferreira recebeu a notícia da morte do seu irmão Virgolino dias após o triste passamento. A princípio não acreditou nos boatos que corria. O mesmo aguardava Virgolino para uma reunião de família assim que o mesmo voltasse de alagoas. Quantas vezes corriam o boato da morte do rei do cangaço. ”Lampião foi morto em tal e qual lugar” tinha gente que jurava que viu o cangaceiro morto. Tempos depois, aparecia Lampião brigando, espancando ou fugindo. Uma tarde de sol em Propiá, atracou no porto uma barca e saltaram em terra dois oficiais um major e o capitão João Bezerra. (Subira de posto pela façanha de Angico) procuravam a casa do irmão de Lampião. Queria ter uma conversa com o irmão do assassinado cangaceiro. O capitão Bezerra foi logo ao assunto. Disse que não admitia que o pobre lavrador não falasse em vingança senão! E qualquer alusão nesse sentido, o irmão teria o mesmo fim de Lampião".

Mas lembrando ao leitor que eu não tenho certeza se realmente foi no mesmo período que Lampião rondava pelo Estado de Sergipe, e não tem nenhum valor para a literatura lampiônica.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Não me refiro ao pesquisador Guilherme Machado que é um grande sábio no que diz respeito a cangaço, e sim a quem escreveu a informação acima sobre ameaças feitas pelo tenente João Bezerra ao João Ferreira. O tenente João Bezerra não temeu Lampião e nem seu grupo, como ele iria temer apenas a um único irmão de Lampião que estava vivo, e que era um verdadeiro homem do bem?

    ResponderExcluir