Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NOTA DE AGRADECIMENTO E ESCLARECIMENTO!

Por Antonio José de Oliveira
Pesquisadores: Antonio José de Oliveira, Dr. Archimedes Marques e Guilherme Machado

Agradeço cordialmente ao estimado colega de pesquisa, professor José Mendes Pereira da Cidade de Mossoró, e demais pesquisadores da Saga do Cangaço, pelas muitas pesquisas que me foram oportunizadas nesse âmbito específico, e até mesmo abrindo o leque em outras direções, as quais me proporcionaram conhecimento, estímulo e boas amizades para um trabalho que iniciei há sete anos com a intenção de elaborar um livro sobre o cangaço.

 Grupo de cangaceiros de Lampião

Procurei estudar as razões  que levaram centenas de jovens sertanejos  a deixarem seus lares e ingressarem num modo de vida tão perigoso.

Nos primeiros meses, escrevi aproximadamente cem páginas; dei uma pausa para mergulhar de cabeça nos milhares de textos escritos por experientes autores que buscam intensamente na pesquisa de campo e bibliográfica as mais confiáveis informações. Eu, porém, depois dos meus setenta e três anos, não tenho fôlego suficiente para mergulhar nas terras de sete Estados em busca de informações para a concretização do meu objetivo, principalmente após ler um dos melhores livros sobre o cangaço, LAMPIÃO - A RAPOSA DAS CAATINGAS, de autoria de José Bezerra Lima Irmão.

Escritores:José Bezerra Lima Irmão e João de Sousa Lima

Tudo, e muito mais que eu iria escrever, está registrado no referido livro. Sei que não teria como alcançar um quarto das informações de um livro de setecentas e trinta e seis páginas elaboradas por alguém que passou onze anos pesquisando de cidade em cidade; de povoado em povoado; de fazenda em fazenda, da Bahia ao Ceará. Acredito que, ao ler as milhares de informações, eu passaria a ser praticamente um copista. Informar o que já existe, é preferível o leitor buscar no original.

http://cariricangaco.blogspot.com.br

São centenas de livros escritos sobre o cangaço, e sei que os experientes escritores ainda têm o que escrever sobre o assunto, mas, necessário se faz a junção da pesquisa de campo, à bibliográfica.

Evidencio ainda que, todo material arquivado no computador, disponibilizo aos amigos que desejarem escrever sobre o tema CANGAÇO.

Agradecido pela compreensão dos amigos

Antonio José de Oliveira é pesquisador do cangaço lá da cidade  de Serrinha no Estado da Bahia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário