Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ALPERCATAS DA SAUDADE!


Últimas lembranças do rei do cangaço Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) 1898 + 1938. Abaixo a foto das sandálias- xô boi que Lampião usava no dia de sua morte!


Segundo relatos dos livros Os homens que mataram o facínora de Moacir Assunção e o livro A última Semana de Lampião do jornalista sergipano Juarez Conrado, afirmam que o coiteiro Manoel Félix foi o último homem a falar com Lampião um dia antes da sua morte. 


2 dias depois Manoel Félix volta para apanhar poucos pertences do rei do cangaço, onde recolheu os pares de sandálias acima.

Local do combate foi visitado dias depois por repórteres e curiosos. O coiteiro Pedro de Cândido é o que está em traje civil (roupa escura).

O ataque, feito por 49 homens, durou apenas 15 minutos. Os cangaceiros foram surpreendidos. Além disso, os soldados possuíam armas melhores. Na época, o bando de Lampião era composto por 70 pessoas. No dia em que foram encontrados, 36 estavam em angico. Onze morreram. Acredita-se que o corpo à direita seja de Maria Bonita.

Juntamente com as 11 cabeças dos cangaceiros mortos, alguns pertences recolhidos no local. A pedido das famílias dos cangaceiros, em 1969, as cabeças de Lampião, Maria Bonita e Corisco, que estavam no museu Nina Rodrigues, Salvador (Ba), foram enterradas.

https://www.facebook.com/guilherme.machado.96558061?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário